A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, uma lei que declara o Carnaval do município como Festa Oficial. A votação aconteceu nesta segunda-feira (15).
O projeto de Lei nº 194/2024, da vereadora Josi do Coletivo (PT), prevê que os desfiles carnavalescos das escolas de samba de Ponta Grossa – que acontecem na Avenida Vicente Machado – sejam considerados como Festas Oficiais do município.
Além disso, estabelece novos parâmetros para a realização do evento, como a autorização para que seja criado uma ‘Comissão do Carnaval de Ponta Grossa’ pelo Executivo, que será responsável pela elaboração do edital dos desfiles, supervisionamento dos andamentos de preparativos para a festa, acompanhamento dos trabalhos das escolas de samba, dentre outras atividades.
A vereadora justifica que o projeto é necessário para que haja maior organização nos eventos. “Alguns parâmetros são necessários para que o Poder Público desenvolva as atividades carnavalescas em Ponta Grossa, em especial com a criação paritária e permanente para organizá-las, composta por representantes da Administração Municipal e a liga das escolas de samba”, diz.
O projeto foi aprovado por 14 votos pelos vereadores da Casa e segue para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
Carnaval em Ponta Grossa
Tradição há diversas décadas, o desfile das escolas de samba de Ponta Grossa é uma marca do carnaval da cidade. Neste ano, apenas três escolas se apresentaram: Ases da Vila, Baixada Princesina e a Império do Samba Cidade de Olarias.
Os dirigentes das três escolas apontaram, na época, que os desfiles tiveram custo menor devido à falta de apoio do Executivo na organização, tendo somente a premiação para quitar as pendências gastas.
Leia também: Prazo para realização de convenções partidárias tem início a partir do dia 20