A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, lançou nesta terça-feira (16), o programa ‘Muralha Digital’. A iniciativa consiste em uma ampliação do sistema de câmeras de monitoramento na cidade, com mais de 110 equipamentos com novas tecnologias.
A ‘Muralha Digital’ consiste em 48 câmeras de reconhecimento facial e 63 de reconhecimento de placas de veículos. Os equipamentos deverão ser colocados em pontos específicos, como avenidas de grande circulação, além das entradas e saídas da cidade.
O investimento é de R$4,9 milhões. A Secretária da Segurança, Tânia Sviercoski, falou ao portal BNT sobre a importância do projeto no combate ao crime em Ponta Grossa. “Isso é uma inovação, é uma revolução no sistema de segurança de Ponta Grossa. (…) É a primeira cidade do Paraná com esse conceito de muralha 4.0”, ressaltou.
A ‘Muralha Digital’ utilizará os bancos de dados que serão fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/PR) e também pelos dados coletados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública para o reconhecimento de suspeitos.
O novo programa se soma a outros investimentos realizados pela pasta, como a construção de novas bases da Guarda Civil Municipal, a contratação de novos agentes de segurança, além da nova base de operações da Secretaria. A ‘Muralha’ deverá estar em pleno funcionamento dentro de 90 dias.
Confira todos os detalhes do lançamento na reportagem de Carlos Solek e Gabriel Ryden:
Leia também: Família de PG faz vaquinha para tratamento de saúde de bebê com leucemia