Eleições 2024

Eleitores não podem ser presos ou detidos a partir desta terça-feira (22)

PMPR
Divulgação: PMPR
Essa restrição se estende até 48 horas após o encerramento da votação do segundo turno
A partir desta terça-feira (22) até o dia 29 de outubro, os eleitores não podem ser presos ou detidos, conforme estipulado pelo artigo 263 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Essa restrição se estende até 48 horas após o encerramento da votação do segundo turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para este domingo (27).

Entretanto, a norma não se aplica em três situações específicas: quando o eleitor for flagrado cometendo um crime, se houver uma sentença criminal condenatória por crime inafiançável contra a pessoa ou em caso de desrespeito ao salvo-conduto de outros eleitores, que impeça o exercício do voto.

Além disso, a regra também não protege aqueles que cometerem crimes eleitorais no dia da votação. Isso inclui ações como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comícios ou carreatas, a realização de boca de urna, a divulgação de propaganda de partidos ou candidatos, a tentativa de persuadir eleitores a votar em uma determinada candidatura ou partido, e a publicação ou impulsionamento de conteúdos eleitorais na internet.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Conheça itens da Casa do Artesão Oito empresas da região estão entre as 100 maiores do Paraná. Chuvas causam estragos em PG Justiça recebe denúncia sobre morte de mãe e filho em PG Av. Visconde de Taunay é tomada por ‘rolezinho’ de motociclistas em PG Prefeito Eleito de Irati, Emiliano Gomes, afirma que estará focado em “resolver os problemas da população” Carnaval de Tibagi: Prefeito eleito, Rildo Leonardi promete retomar dias áureos da festa