Ponta Grossa

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Conferência Municipal do Meio Ambiente Boca no Trombone Conferência Municipal do Meio Ambiente
Divulgação
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática" no auditório da UTFPR

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (21) o primeiro dia da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a “Emergência Climática”.

Durante a abertura oficial, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a emergência climática como uma pauta indispensável. “Os governos locais são os primeiros a sofrer os impactos dessas mudanças, e não podemos fechar os olhos. Somos uma das 13 mil cidades que assinaram o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima. Além disso, somos pioneiros no Paraná com a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Condomínios Residenciais e a parceria com a Embratel, para instalar sensores ambientais em bueiros, monitorando temperatura, qualidade do ar e ruídos. Ponta Grossa está fazendo sua parte ao promover espaços como esta conferência, que fortalece nossa capacidade de enfrentar os desafios ambientais com responsabilidade e união”, ressalta.

“Estamos discutindo cinco eixos fundamentais que guiarão as propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e nacional. Este é um momento crucial para pensarmos coletivamente sobre mitigação, adaptação, educação ambiental e justiça climática, trazendo à tona soluções que realmente atendam às necessidades locais”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.

A conferência também contou com duas palestras com especialistas da área: a professora Karin Linete Hornes abordou o tema “Mudanças climáticas, desastres socioambientais e cidades resilientes”, destacando a importância da preparação para desastres naturais. Já o professor Gilson Campos Ferreira da Cruz discutiu as “Perspectivas para as cidades no presente e no futuro” diante da emergência climática, apontando soluções para a gestão de resíduos sólidos e a implementação de políticas urbanas sustentáveis.

Além das palestras, o público participou da votação e aprovação do regimento interno da conferência, que guiou os trabalhos na formulação de propostas nos eixos temáticos de mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Programação de sexta-feira (22)
A programação da conferência continua nesta sexta-feira (22), com início às 8h, na UTFPR. Durante o dia, os participantes discutirão e votarão propostas que poderão orientar políticas públicas locais e nacionais. Também será realizada a eleição dos delegados que representarão Ponta Grossa nas etapas estadual e nacional da conferência. Embora quem não tenha participado do primeiro dia não possa concorrer como delegado, o evento permanece aberto para novos inscritos.

Para participar, os interessados podem se inscrever por meio do link de inscrição e acessar o regulamento completo aqui.

Leia também: Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG