Campos Gerais

Missa com padre Reginaldo no santuário de Brotas abre peregrinação pela Rota do Rosário

     Três ônibus, com 123 peregrinos de pelo menos oito estados do Brasil e mais os devotos do Paraná e de toda a região acompanharam na tarde desta terça-feira (8) a primeira missa da peregrinação pela Rota do Rosário, celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. O roteiro terá sete dias e inclui 1.600 quilômetros e a visita a oito santuários. “O Santuário das Brotas é a porta de entrada da Rota do Rosário”, lembrou padre Reginaldo, que é diretor espiritual da Rota.

     Na celebração eucarística padre Reginaldo foi auxiliado pelo reitor do Santuário de Brotas, padre Roberval Mulhstedt, e pelo sacerdote italiano, padre Giovanni Murazzo, da Congregação Xaveriana, ele que acompanha o Caminho do Rosário. Padre Reginaldo fez questão de destacar o bom relacionamento com o bispo de Ponta Grossa. “Quero saudar também a dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano de Ponta Grossa, que foi inclusive meu professor e a quem tenho muito respeito e muito apreço. Uma grande alegria estar aqui”, salientou.

     A pequena capela do santuário ficou lotada e obrigou dezenas de pessoas a ficarem do lado de fora, debaixo de muita chuva. Conforme padre Reginaldo Manzotti, a celebração teria momentos mais exclusivos e momentos onde as pessoas acorrem e são muito bem-vindas. ” Foi assim com Jesus, não foi? Ele e os discípulos iam de um lugar para o outro e o povo os acompanhava. Então, peregrinos, façamos essa Rota. Reservo uma palavra muito especial a todos que vieram aqui da região e de outras localidades, inclusive que estão tomando chuva “, comentou.

[RELACIONADAS]

     Ao final da celebração, Vera Lúcia Leitão que veio de uma cidade a 340 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, e integrava a caravana, disse estar emocionada. “Foram mais de 24 horas de ônibus, mas fiz questão de participar dessa peregrinação que está sendo um estado de graça”, disse. Padre Roberval Mulhstedt agradeceu a presença da caravana e de padre Reginaldo no santuário diocesano. O reitor entregou ao padre uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Brotas. “Que ela sempre lhe proteja e interceda pelo seu lindo ministério e missão”, rogou padre Roberval, comentando sobre a efigie da santa exposta junto ao altar. “É uma efígie original que São João Galvão deixou para Ana Rosa. Ela só é exposta em ocasiões muito solenes e especiais”, acrescentou o reitor. Padre Reginaldo deixou uma imagem de Jesus das Santas Chagas no santuário, em agradecimento.    

     De acordo com Márcio Kleina, diretor da LíberMundo Viagens e Peregrinações, a agência fez um convite para padre Reginaldo fazer a Rota do Rosário e ele aceitou. “A ênfase dessa peregrinação é a oração. Uma peregrinação de sete dias, que começou hoje e vai fazer quase toda a Rota, um tesouro do Paraná. Vamos visitar oito santuários, igrejas, lugares culturais e turísticos do Estado. Missas serão celebradas em apenas cinco santuários. A Rota do Rosário é muito importante, tem um significado muito grande e o padre Reginaldo como diretor espiritual a fortalece mais”.

     Caravanas pela Rota do Rosário saem todo o mês, de vários lugares do Brasil. A próxima, pela agência, será em junho. “Isso deveria multiplicar. Tem aqui muitos tesouros do Paraná, muitas relíquias, santuários, catedrais, além da cultura do povo do interior”, destacou Kleina.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa