Cidades

Santa Casa de PG comemora 110 anos e lança ações para angariar recursos

A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa comemorou, na quinta-feira (08), 110 anos de existência. No evento de comemoração, a direção do hospital lançou a campanha “Juntos pela Vida”, visando a arrecadação de recursos através de sorteios de veículos e outros produtos.

A Santa Casa atende diariamente cerca de mil pessoas, não só de Ponta Grossa. “Atendemos 28 municípios”, informa o neurocirurgião Rogério Clemente, diretor técnico do hospital. Ele explica que a Santa Casa é um hospital privado, mas filantrópico; ou seja, não visa lucros.

A Santa Casa opera em vermelho, pois 84% dos leitos são  voltados ao  acolhimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “A tabela é defasada, há quesitos que não são reajustados há 20 anos. Operamos com déficit”.

Clemente, entretanto, destaca que há apoio através de emendas de parlamentares, doações e de recursos deduzidos do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. “O dinheiro que devem para o ‘leão’, em partes, fica aqui”.

A casa de saúde possui 400 médicos e mais mil funcionários em diversas funções.

Sorteio de trator

A Santa Casa recebeu como doação um trator da empresa MacPonta, avaliado em R$ 180 mil. Dois mil bilhetes estão sendo oferecidos à comunidade no valor de R$ 1 mil cada. Além desse trator, há no rol de prêmios motocicleta e outros itens. Não é por se tratar de um veículo agrícola que o público alvo seja apenas desse segmento. Pode-se adquirir o cupom e concorrer; em caso de boa sorte, vender o trator, comenta Rogério Clemente.

O trator, John Deerer, será sorteado em maio/2022; antes, no mês de abril, uma moto Honda Bros. Assim como os demais sorteios, esses ocorrerão, sempre, no último sábado de cada mês, com exceção de dezembro corrente, porque coincide com a véspera de Natal. A programação se altera para 04 de janeiro.

Interação

“A Santa Casa sempre foi discreta. Não expondo o seu trabalho. As pessoas não conhecem o que faz e por que passa o hospital, mas há mudança, com a Santa Casa passando a interagir com a população”.

Clemente cita programações que já aconteceram, como jantares, desfile de moda com as pacientes no papel de modelos.

Apresentações

Um exemplo de levar a casa de saúde mais próxima da população foi demonstrado ainda nessa quinta-feira, com apresentação pública da Banda Marcial do Colégio Sagrada Família, dos corais da APADEVI, UEPG e do cantor Flávio Fanuchi em frente ao seu prédio.

O tráfego de veículos foi vedado entre os cruzamentos da Francisco Búrzio (localização da Santa Casa) com as ruas Cel. Bettencourt e Cel. Dulcídio. Cadeiras foram postadas para que populares assistissem às performances dos artistas.

Fundação
Localizada na Rua Dr. Francisco Burzio, 774, tem suas características de estilo eclético. Em julho de 1907, houve o lançamento da construção do hospital, a obra foi inaugurada cinco anos depois, ocorrendo no dia 08 de dezembro de 1912 a oficial inauguração do Hospital de Caridade. Em janeiro de 1919, passou a se chamar Santa Casa De Misericórdia de Ponta Grossa, sendo a mesma a segunda mais antiga do Paraná, foi tombada em 2001.

No ano de 1901, durante a gestão do Prefeito Ernesto Guimarães Vilela, ocorreu a ideia da construção de um hospital para atender a sociedade de Ponta Grossa e região, que demandava de atendimento médico.

Através da Lei Municipal n° 70, de 04 de setembro de 1901, houve a concessão de um terreno no perímetro urbano destinado á construção do prédio e de dependências da Santa Casa de Misericórdia. Já em 1907, foi firmado um compromisso de doação de um terreno de que trata outra Lei Municipal, n° 150, de 23 de julho de 1906, para a construção de uma Casa de Misericórdia na cidade.

Em julho de 1907, houve o lançamento da pedra fundamental e início da construção do hospital, obra está que foi inaugurada cinco anos depois, ocorrendo no dia 08 de dezembro de 1912 a solenidade oficial de inauguração do Hospital de Caridade, (que teve a presença do Presidente do Estado”, Dr. Carlos Cavalcanti e do Bispo Diocesano D. João Braga) que posteriormente – em Janeiro de 1919 – passou a se chamar Santa Casa de Misericórdia de ponta Grossa, sendo a mesma a segunda mais antiga do Estado do Paraná.

O Hospital entrou em funcionamento em janeiro de 1913, configurando-se como uma entidade beneficente sem fins lucrativos, destinada a prestar assistência médico-hospitalar á população (Fonte: Prefeitura Municipal).


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI