A Liga de Basquete Feminino (LBF) está na 13ª temporada. Pela primeira vez na história desse torneio nacional da modalidade, o Paraná conta com representante: a equipe do Ponta Grossa Basquete/Curso ASB.
A primeira fase da competição se encerra em 7 de junho. O time paranaense vai a São Paulo enfrentar o Corinthians. Com 22 pontos, a depender de outros resultados, o Ponta Grossa Basquete/Curso ASB entra em quadra com chances matemáticas de classificação para os playoffs (quartas de final).
Independentemente disso, entre atletas, comissão técnica e apoiadores o sentimento é de dever cumprido. “A equipe foi evoluindo, crescendo ao longo da competição, sempre demonstrando comprometimento, espírito esportivo, representando com muita honra a cidade de Ponta Grossa e o Paraná”, assinala a diretora executiva do Curso ASB, Daiane Costa Moreira, empresa patrocinadora master do time.
Leia também: Professores invadem Alep e polícia usa bombas de efeito moral
Além de boas apresentações da Ponta Grossa Basquete/Curso ASB, incluindo três históricas vitórias – contra o Unisociesc/Blumenau, fora (63 a 45); e duas em casa, contra Pontz São José (84 a 70), adversário direto na luta pela oitava vaga às quartas de final, e o tradicional Bax Catanduva (64 a 59) –, atletas da equipe estão entre os destaques da LBF.
A pivô Nádia, com convocações para a seleção brasileira em sua trajetória, é a primeira entre as jogadoras com mais rebotes (12,2 por jogo) na Liga. Lidera também as estatísticas em tocos (1,4/jogo). Nádia é a terceira em arremessos de dois pontos convertidos por partida (5,4) e no quesito eficiência (índice de 21).
Outra atleta do Ponta Grossa Basquete/Curso ASB listada no top cinco das estatísticas da LBF 2024 é a armadora colombiana Manuela Ríos. Ela é a terceira em média de pontos anotados por partida (20,19), em lances livres convertidos por jogo (5) e em bolas recuperadas (2,19/jogo). Além disso, é a quarta em assistências (6,94/jogo).
Por fim, se sobressai nas estatísticas também a armadora Marçal. A camisa 23 da equipe paranaense lidera o ranking de bolas recuperadas, com média de 3,33 roubos de bolas por partida.
Com esses desempenhos, no ranking por equipes, o Ponta Grossa Basquete/Curso ASB se destaca no quesito arremessos de três pontos tentados: é o quinto, com média de 6,79 tentativas de fora da linha dos três convertidas.
O Ponta Grossa Basquete é mantido pela Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) com o patrocínio master do Curso ASB, instituição de ensino que oferece curso de auxiliar de saúde bucal. Com a primeira turma aberta em 2013, desde então o Curso ASB já formou 60 mil pessoas, 95% delas mulheres.
A LBF é o principal torneio nacional de clubes de basquete feminino no Brasil. A entidade foi fundada em 2010. Apenas em 2020, em razão da pandemia de covid-19, o torneio não foi realizado.
Nos anos 1990, na antiga Taça Brasil, Ponta Grossa chegou a ser representada pelo Clube Verde. Em 2000, no então Campeonato Nacional de Basquete, o Paraná Basquete (sede em São José dos Pinhais) sagrou-se campeão, em projeto liderado pela Rainha Hortência. Desde a criação da LBF, porém, o estado não tinha clube participante.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade