Ponta Grossa

A nova unidade do CRAS Cará-Cará já atende mais de 3.000 famílias em PG

Assessoria PMPG
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Ponta Grossa entregou a nova unidade do CRAS Cará-Cará, no bairro Oficinas. A facilidade de acesso, ao lado do Terminal Oficinas, já ampliou a demanda de atendimento. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Dona Cleunice Hilgemberg Pires, moradora do Distrito do Guaragi, conta que utiliza do CRAS Cará-Cará desde que estava situado no Jardim Europa, em 2017, comenta que sempre foi muito bem atendida. “Tudo o que precisei, tive o apoio do Cras”, disse Cleunice, que complementou que a localização ajuda quem reside no inteiror. “Agora do lado do Terminal, conseguimos vir bem rápido, ser atendido e já pagar o ônibus pra voltar”, aponta a moradora.

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A prefeita Elizabeth Schmidt disse que o objetivo do Município é tornar Ponta Grossa uma cidade cada vez mais humana. Em virtude disso, a aproximação com as famílias em situação de vulnerabilidade social, é fundamental para proporcionar dignidade e promover a cidadania, possibilizando o acesso a programas como o Bolsa Família, por meio do cadastro no CadÚnico do Governo Federal, bem como, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica/Programa Luz Fraterna, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Programa Leite das Crianças, Isenção do Transporte Público para Idosos a partir de 60 anos, Isenção do IPTU, Isenção de Taxa para Concurso Público, entre outros.

Elizabeth destaca que é no CRAS, também, que a população tem acesso aos benefícios eventuais, como por exemplo, a isenção para a documentação civil, vale transporte para cursos e participação nos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e auxílio alimentação através do programa Cartão PG+ Humana. “Em média o CRAS Cará-Cará atende 220 famílias/mês com o Cartão PG+ Humana e encaminha para isenção da documentação civil cerca de 25 usuários/mês”, disse a prefeita.

A presidente da Fundação de Assistência Social, Tatyana Belo, aponta que a nova localização por se bem em frente ao Terminal de Oficinas, ficou muito fácil acesso para todos os usuários, inclusive as que residem na área rural e localidades mais distantes, com é o caso do Distrito do Guaragi.

“Pela facilidade de acesso, já registramos o aumento nas demandas de atendimento. Pela localização estratégica, a articulação com outras instituições e demais serviços de outras políticas também foi beneficiado”, comenta a presidente, que salientou que a estrutura é melhor organizada, garantindo um atendimento mais eficiente para os munícipes.

O CRAS Cará-Cará possui aproximadamente 3.800 famílias cadastradas (RMA abril/2024), moradoras de 35 localidades, entre elas áreas rurais, as quais constituem a área de abrangência desta unidade: Aeroporto, Amália I e II, Belém, Cipa, Chácara Alfredo Voigt, Colônia Santa Cruz, Colônia Sutil, DER, Distrito Industrial, Estrela do Lago, Guaíra, Guaragi, Ibirapuera, Jardim Alfredo Ribas Sobrinho, Jardim Alvorada, Jardim Central, Jardim Europa, Jardim Itália, Loteamento Barão de Guaraúna, Loteamento Vitória Régia, Oficinas, Parque dos Franceses, Pina, Roxo Roiz, Santa Bárbara, Tabuleiro, Taques, Vila Brasília, Vila Curitiba, Vila Jamil, Vila Mayer, Vila Pinheiro, Vila Urca, Vila Velha e Vila Vitória.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Estão sendo acompanhadas atualmente 97 famílias no PAIF, 15 famílias incluídas e acompanhadas no SPSBD e três grupos do SCFV em atividades, sendo eles o grupo Chá e Prosa com 14 idosos, Mulheres Cidadãs com 16 mulheres e o grupo intergeracional União e força com 20 integrantes do distrito de Guaragi.

Os atendimentos dos 10 CRAS da cidade são realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

Assessoria PMPG

 


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