#VCcomaBNT

Acompanhante de paciente hospitalizado em PG sofre golpe de falso médico e perde R$8 mil

Design sem nome (2) Boca no Trombone
Os golpistas têm solicitado pagamentos por exames e checapes, prometendo reembolsar os valores posteriormente em nome do governo do Estado

O portal Boca no Trombone recebeu uma série de denúncias vindas de acompanhantes de pacientes internados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) e na Santa Casa de Ponta Grossa. Os relatos indicam que esses acompanhantes foram vítimas de golpes enquanto seus entes queridos estavam internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Os golpistas, segundo as denúncias, têm solicitado pagamentos por exames e checapes, prometendo reembolsar os valores posteriormente em nome do governo do Estado. Uma das vítimas relatou ter perdido uma quantia de R$8 mil para os criminosos. Desesperada, a vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

“Eles estão tendo acesso a todos os dados dos pacientes, até mesmo laudo médico. Criam números falsos no Whatsapp, se passam por médicos e começam a solicitar dinheiro”, explicou uma das vítimas que preferiu não se identificar.

O que dizem os hospitais

O portal Boca no Trombone buscou informações diretamente com os hospitais envolvidos para entender qual a orientação dada aos acompanhantes sobre essas tentativas de golpes. Além disso, questionou-se se existe algum comunicado oficial sobre esses golpes que é entregue aos acompanhantes.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio de seus Hospitais Universitários, informou que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não pede doações nem valores para realizar exames ou adquirir medicamentos. A forma de contato com pacientes e seus familiares para solicitar a realização de exames não é por telefone. Em caso de dúvida, cheque a veracidade de informações diretamente com a equipe multiprofissional.

A instituição pede que a comunidade fique atenta a golpes que estão sendo realizados por telefone, aplicativos de mensagem e redes sociais. Toda a comunicação do Hospital Universitário, UEPG e Hospital Materno-Infantil acontece pelos sites e redes oficiais da Universidade.

Em nota, a Administração do Hospital da Santa Casa de Ponta Grossa informou que busca orientar seus pacientes e acompanhantes sobre as tentativas de golpe que estão ocorrendo na cidade de Ponta Grossa, onde golpistas passam-se por médicos ou funcionários do hospital solicitando pagamento antecipado via pix ou transferência.

A Santa Casa ressalta que não realiza qualquer ligação telefônica com a finalidade de cobranças de valores de seus pacientes internados pelo Sus, convênios ou particulares.

Os funcionários da Instituição , além das medidas preventivas, quando da ciência dessas ocorrências, fornecem suporte aos pacientes através de orientação para registro de Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, bem como imediato contato ao banco responsável para solicitação de restituição. Os casos internos estão sendo submetidos à apuração administrativa.

 

Leia também: Criança de quatro anos com suspeita de dengue aguarda transferência na UPA Santa Paula

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica