A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR) reuniu representantes de instituições, prefeituras e empresários que atuam no turismo da região para apresentar seu Plano de Trabalho para o ano de 2022. Na última quinta-feira o evento, realizado no Hotel Premium Vila Velha em Ponta Grossa, contou com expressiva participação de responsáveis pelos órgãos de turismo municipais e instituições federais, estaduais e regionais, que validaram as ações para os próximos 12 meses.
[RELACIONADAS]
O Plano de Trabalho validado traz como ações de promoção e venda do turismo regional a realização do 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais, de um Fampress com jornalistas especialistas em turismo e um Famtour com agências e operadoras, a realização do 2º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, a retomada da Coleção Campos Gerais e a participação em eventos do setor. Já no âmbito da qualificação, se destacam o Programa Turismo em Foco que vai ofertar nove cursos para todos os municípios da região, enquanto o Abeta Conecta promete capacitar e qualificar 30 prestadores de serviços de turismo de aventura. A estruturação dos traçados dos Caminhos do Peabiru, o cicloturismo e turismo rural também são contemplados pelo Plano. Ainda estão previstos o monitoramento do fluxo regional de turistas por meio de um sistema de estatísticas e a elaboração de um termo de referência para o plano de marketing turístico da região.
As ações apresentadas foram definidas a partir de reuniões e oficinas com os dirigentes municipais de turismo, pelos grupos de trabalho formados por técnicos e especialistas multidisciplinares e pela própria diretoria da Agência, comenta Wagnilda Minasi, presidente da Adetur Campos Gerais. Segundo a presidente, o objetivo é consolidar a região como destino turístico e exigirá que o poder público e a iniciativa privada se unam em prol do desenvolvimento regional. “O turismo dos Campos Gerais está entrando em um novo ciclo de desenvolvimento, mais profissional e organizado. Nosso foco será cada vez mais divulgar e vender os Campos Gerais para o Brasil e para o exterior e isso exige que as empresas e os municípios estejam preparados para receber essa demanda”, afirma.
Desde 2021, a Adetur Campos Gerais, reconhecida pelo Ministério do Turismo como instância de governança regional para o setor, passa por uma reestruturação e busca firmar convênios com os municípios que possibilitem desenvolver o turismo integrado da região e a sustentabilidade da IGR/Agência. Em contrapartida, as secretarias municipais de turismo recebem acompanhamento e assessoria referentes às ações turísticas nos diferentes segmentos, além da participação em projetos regionais. Até o momento, nove municípios já aderiram: Porto Amazonas, Palmeira, Ipiranga, Ponta Grossa, Arapoti, Piraí do Sul, Ortigueira, Sengés e Tibagi. Os municípios de Jaguariaíva, Reserva e São João do Triunfo também se preparam para entrar no Mapa do Turismo Brasileiro e participar das ações da Adetur. A agência continuará atendendo todos os municípios da região, nas questões de inserção no Mapa Brasileiro de Turismo e intermediações junto a Paraná Turismo, no entanto, o plano de ação validado será com os municípios conveniados.
De acordo com o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, que participou do evento, essa organização e integração regional é fundamental para que o desenvolvimento da região ocorra de forma produtiva. Além disso, ele reconhece o empenho da Adetur em estruturar produtos turísticos para o Estado do Paraná.
Para Henrique Carneiro, prefeito de Piraí do Sul que toma posse como presidente na Associação dos Municípios dos Campos Gerais no próximo dia 30 e que também esteve no evento “Os Campos Gerais tem atrativos e belezas naturais incríveis e que devem ser exploradas de forma participativa e consciente e esse trabalho em conjunto com a Adetur só tende a trazer bons frutos”.
Já para o assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Giovanni Diego Bagatini “É muito importante ver o trabalho da Adetur Campos Gerais junto aos municípios turísticos da região, acontecendo de forma planejada, participativa e cooperativa. A soma direcionada destes esforços construída por várias mãos faz o desenvolvimento regional do turismo acontecer e movimenta toda a comunidade com geração de empregos, qualidade de vida e sustentabilidade”.
[RELACIONADAS]
Sobre a Adetur
A ADETUR é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão gerir e apoiar as atividades turísticas da região dos Campos Gerais, além de promover atividade turística, captação de novos investimentos, desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura local, sendo reconhecida como a instância de governança regional pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado do Paraná.