Turismo

Agentes de viagens conhecem Ponta Grossa e região e se surpreendem com oferta turística

Divulgação
Grupo visitou Ponta Grossa e Palmeira para conhecer atrativos turísticos e produtos criados na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência

Mais de 130 agentes de viagens, de diferentes regiões do Brasil, que participaram do 2º Integra, evento da BWT Operadora, com o apoio do Sebrae/PR, conheceram, nesta quinta-feira (07), produtos de experiências turísticas de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. Ao todo, são 32 produtos disponíveis e que prometem experiências memoráveis aos turistas.

Um dos produtos apresentados foi a Vivência KakaoWit, da empresa KakaoWit Chocolates, de Palmeira, que é a primeira chocolataria bean to bar (do grão à barra) dos Campos Gerais, e que permite visitação à fábrica e degustação dos produtos. A reserva dos grupos de, no mínimo, duas pessoas e, no máximo, 20, deve ser feita com 48 horas de antecedência, sendo que a visita é aberta a todas as idades. A empresa produz chocolate de amêndoa de cacau à barra.

Leia também: Campos Gerais é destaque no maior evento de turismo do Paraná

Para a sócia proprietária Angélica de Oliveira Janzen, o encontro com os agentes de viagem é a oportunidade de proporcionar visibilidade para a marca e ultrapassar fronteiras.

“Nossa produção é totalmente artesanal, com uma história familiar marcante, na qual buscamos matéria-prima de qualidade. Muitos turistas que vinham a Witmarsum tinham interesse de saber como era a produção e foi, a partir daí, que abrimos a fábrica para visitação”, comenta.

A agente de viagem Camila Pataro, de Ponte Nova, em Minas Gerais, acredita que a oferta de produtos de experiência ajuda a fomentar a economia dos municípios e abre novas oportunidades de negócios.

“É fantástico conhecer como o trade turístico de determinada região se mobiliza para que as coisas aconteçam. É uma união de esforços e de buscar novos olhares para os potenciais existentes. Fico deslumbrada não somente pelos atrativos, que são lindos, mas pelo movimento em torno do tema”, considera Camila.

A empresária de Piraí do Sul, Cinara de Souza, apresentou a experiência “Um Rolê Primitivo”, na Chácara Invernada, que fica no sopé da Escarpa Devoniana. O turista pode participar de uma trilha pela floresta, com araucárias e sítios arqueológicos, com pinturas rupestres, e confecção de souvenir com ingredientes primitivos.

“Participar do 2º BWT Integra foi uma oportunidade incrível, pois pude mostrar meu produto para agentes de viagem de vários estados brasileiros. Voltei bem satisfeita com o resultado, pois fui procurada por duas agências para mais informações sobre o ‘Rolê Primitivo’”, revela.

Os 32 produtos de experiências turísticas de Ponta Grossa e região foram criados na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência e que contemplou uma programação com workshops, imersão e mentorias, entre outros conteúdos. A ação é um dos pilares do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.

“O Integra é mais uma oportunidade de promover o acesso dessas experiências junto a outros mercados e regiões do País. São produtos inovadores, que permitem experiências memoráveis, e que agora chegam ao conhecimento desses profissionais”, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.

A ação na região teve o apoio da Adetur Campos Gerais, Secretaria Municipal de Turismo, e parceiros locais. No site Catálogo Experiências Turísticas do Paraná é possível acessar todos os produtos de experiência turística do Estado.

Roteiro

Em Ponta Grossa, o grupo de agentes visitou o Parque de Natureza Buraco do Padre, no Distrito de Itaiacoca, e o Parque Vila Velha. Em Palmeira, os profissionais almoçaram na Usina Malte, na Colônia de Witmarsum. O roteiro de viagens do 2º Integra contemplou, ainda, visitas em Morretes, Ilha do Mel e Curitiba. A programação encerrou na Expo Turismo Paraná, maior feira de turismo do sul do Brasil, nesta sexta-feira (08).

“O objetivo é que esses profissionais aprendam, conheçam e se apaixonem pelos produtos turísticos paranaenses. Dessa forma, vão ter condições de vender mais e melhor as belezas do nosso Estado para o Brasil inteiro”, explica Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone