O município de Ipuaçu é conhecido pelo surgimento de agroglifos nas plantações de trigo já há algum tempo, na manhã desta terça-feira (04/10) o fenômeno voltou a acontecer. Um misterioso desenho apareceu em uma plantação de trigo e foi notado por moradores da cidade. De acordo com o relato de Dirceu Fumagalli, morador próximo do local onde apareceu o desenho, quando chegou em casa na noite de segunda-feira (03), por volta das 22h, e não viu nada. Dirceu conta que foi dormir e não ouviu e nem viu nada. Apenas, quando acordou, por volta das 6h30, viu o desenho na plantação e algumas pessoas que chegavam para ver o desenho.
Conforme o físico Diego Debastiani, os desenhos tem ponte de início a partir das marcas deixadas pelos tratores nas plantações. O fator, segundo ele, indica a ação humana, já que graças aos traços seria mais difícil identificar as pegadas das pessoas ao entrar na plantação.
Ipuaçu, situado no Oeste Catarinense, fica a 538 km de Florianópolis e já foram registrados casos do fenômeno. O primeiro registro ocorreu em 2008, seguido por mais três anos, sendo a última registrada em 06 de novembro de 2011, em uma propriedade há 3 km do centro da cidade. Nesse segundo registro, o fenômeno apareceu na mesma região, mas ao lado oposto, próximo do perímetro urbano da cidade.
Na região dos Campos Gerais o fenômeno já foi registrado em Prudentópolis, entre os dias 05 e 06 de outubro de 2015, círculos surgiram na plantação de trigo em uma propriedade rural, e entre os dias 26 e 27 de setembro de 2016, novamente o fenômeno foi registrado na mesma propriedade. Na época, Ademar José Gevaerd, ufólogo, explicou que os agroglifos são autênticos, não são feitos por mão humana e têm características que comprovam que a sua natureza não é humana – como a forma, a perfeição simétrica, a exatidão nas medidas e a existência de alteração eletromagnética dentro das figuras.
Para Canaã, pesquisador e editor do Canal CANAÃ UFO NEWS, a história dos círculos nas plantações remontam a década de 1880 na Inglaterra. De acordo com esses registros iniciais, círculos em plantações foram pensados para ser causada por tempestades que criavam impressões redondas nos campos cultivados. Durante muito tempo houve pouco interesse sobre o caso e em 1960, estas formações voltaram a chamar a atenção da imprensa quando novos avistamentos foram relatados.
Os agroglifos mais comuns estão presentes na Inglaterra, Austrália, Canadá, China, Japão, Rússia. Áreas e locais considerados como antigos, sagrado e santo eram muitas vezes perto as formações de círculos nas plantações. A maioria dos círculos de cultura foram descobertos na porção sul da Inglaterra, principalmente na área de Wiltshire County.
Dirceu Klemba
– Pesquisador de atividades e fenômenos alienígenas na região dos campos gerais (ponta grossa – paraná)
– Formação: técnico químico, gestor logístico, licenciado em geografia, bacharel em administração pública
Canal no Youtube – Academia de Estudos – Escola de Mistérios.
@dirceuklemba