Geral

Aliel Machado destaca projeto de regulamentação do mercado de carbono. Entenda mais sobre

Imagem do WhatsApp de 2024-11-22 à(s) 15.39.37_3d2724bf
Em conversa com o portal BNT, Aliel destaca que a proposta estipula dois tipos de mercados para a redução da emissão de gases poluentes

O deputado federal Aliel Machado (PV) falou ao Portal BNT, nesta sexta-feira (22), sobre o projeto que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A pauta é de relatoria do deputado ponta-grossense e seguiu para sanção presidencial nesta semana.

A proposta estipula um mercado regulado e um mercado voluntário de títulos representativos de emissão ou remoção de gases do efeito estufa. Empresas que mais poluem deverão seguir a meta de emissão, podendo usar esses títulos para compensá-la.

Aliel destacou, em entrevista ao jornalista Marcos Silva, que o assunto não é popular, mas que possui uma importância grande para o desenvolvimento do país. “Esse não é um assunto popular, mas técnico. Diversas lideranças destacaram que esse é um dos principais temas da agenda econômica e socioambiental do país e do mundo. Nós vemos diversas tragédias com impactos ambientais e tudo isso tem haver com as mudanças climáticas”, disse. 

“O mercado de carbono tem a ideia de colocar um sistema para incentivar/obrigar indústrias a investirem em tecnologias que diminuam a emissão de carbono, que reduzem a poluição”, explica o parlamentar. De acordo com o projeto, o mercado regulado será implantado de forma gradativa ao longo de seis anos. 

Além do regulatório, Aliel também destacou o mercado voluntário de crédito de carbono. Essa modalidade se caracteriza pela aquisição de créditos por parte de empresas, instituições e pessoas físicas que desejam estar alinhadas com a estratégia climática, de modo a minimizar os impactos do aquecimento global. “O Brasil tem uma grande oportunidade. Nós temos um terço das árvores do planeta, metade das florestas tropicais do mundo e isso vale dinheiro. É um projeto que terá um impacto gigantesco na economia brasileiro e no debate ambiental”.

Veja a conversa e entenda mais: 

Leia também: Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG