SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Aliel detalha aplicação da Lei do Mercado de Carbono em congresso

Deputado Aliel Machado destacou a nova Lei do Mercado de Carbono durante o 25º Congresso Brasileiro da Magistratura, em Foz do Iguaçu.

Deputado Aliel Machado apresenta a Lei do Mercado de Carbono no Congresso Brasileiro da Magistratura em Foz do Iguaçu
Foto: Assessoria de Imprensa
Publicidade

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) participou, na última semana, do 25º Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM), realizado em Foz do Iguaçu (PR). O evento, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), é considerado o mais tradicional da magistratura nacional e reuniu ministros, juízes, desembargadores e autoridades dos Três Poderes para discutir o tema “Magistratura em Transformação: Inovação, Sustentabilidade e Justiça.”

Durante o encontro, o parlamentar foi convidado a detalhar a aplicação prática da Lei do Mercado de Carbono, sancionada recentemente pelo Governo Federal. A legislação é considerada um marco da agenda ambiental e econômica brasileira, e Aliel foi o relator do projeto na Câmara dos Deputados, conduzindo as articulações que garantiram a aprovação do texto final.

Em sua participação, Aliel abordou temas ligados à sustentabilidade, meio ambiente e combate às desigualdades. Ele agradeceu à organização do evento pelo espaço concedido. “Tive a oportunidade de ministrar uma palestra sobre sustentabilidade, meio ambiente, futuro e combate às desigualdades. Agradeço ao Dr. Frederico Mendes Júnior, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, e ao Dr. Marcel Ferreira dos Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, pelo convite. Foi uma honra participar desse evento, representando o debate ambiental e o futuro do nosso país”, afirmou o deputado.

Mais noticias: Câmara de Palmeira avalia abrigo de animais no Rocio 2

Relator da proposta aprovada pelo Congresso Nacional, Aliel Machado explicou aos participantes que a Lei do Mercado de Carbono estabelece um novo modelo econômico sustentável no Brasil.

“A nova lei une sustentabilidade e desenvolvimento, garantindo que o país avance economicamente sem abrir mão da preservação ambiental. É uma política que estimula a inovação, cria novas oportunidades de negócios e coloca o Brasil em posição de liderança mundial na transição verde”, destacou o parlamentar durante o congresso.

O Mercado de Carbono permite que empresas e instituições reduzam ou compensem suas emissões de gases de efeito estufa por meio da compra e venda de créditos de carbono. No país, o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) será o responsável por monitorar e regulamentar essas operações, promovendo a redução das emissões e incentivando projetos de reflorestamento e conservação ambiental.

Realizado a cada três anos, o Congresso Brasileiro da Magistratura é um dos principais fóruns de discussão sobre o papel do Poder Judiciário diante dos desafios contemporâneos. A edição de 2025 contou com a presença de milhares de participantes de todo o país e ampliou o debate sobre inovação, sustentabilidade e justiça social, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento sustentável do Brasil.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →