Na manhã desta terça-feira (14), prefeitos e prefeitas da região dos Campos Gerais se reuniram com o Governo do Estado para discutir o funcionamento e as melhorias no Hospital Regional de Telêmaco Borba. Durante o encontro, os gestores municipais conversaram com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, sobre estratégias para aumentar a eficiência no atendimento à população.
A presidente eleita da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, ressaltou a importância do diálogo para o fortalecimento da saúde regional. “Discutimos as melhorias que podemos implementar no Hospital Regional de Telêmaco Borba, como um Plano de Ação para a Linha de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Atenção Materno Infantil. A saúde é uma prioridade, e continuaremos trabalhando juntos para oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou.
Dayane também enfatizou o compromisso da nova diretoria da AMCG com o desenvolvimento da região. “A melhoria do funcionamento do Hospital, com a inclusão de cirurgias eletivas, serviços de maternidade e pediatria, foi uma das pautas que já começamos a discutir. A melhoria no atendimento é uma demanda da população e agradecemos ao secretário Beto Preto e ao Governo do Estado por estarem atentos às necessidades da nossa região”, completou.
A secretária eleita da AMCG e prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, também participou da reunião e destacou a importância do encontro para as cidades atendidas pela 21ª Regional de Saúde. “Foi um diálogo muito produtivo, e estamos muito otimistas com as possibilidades de avanços no atendimento materno-infantil. O uso pleno do Hospital Regional, atendendo Telêmaco Borba e outros municípios, é um sonho que estamos próximos de realizar”, afirmou.
O tesoureiro eleito da AMCG e prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, considerou a reunião essencial para os municípios da 21ª Regional. “Solicitamos novos investimentos para o Hospital, visando a melhoria dos serviços de saúde e garantindo uma melhor cobertura para os municípios próximos a Telêmaco. Temos uma grande estrutura, que pode ser melhor aproveitada”, analisou.
O prefeito de Reserva, Lucas Machado, também fez uma avaliação positiva do encontro. “A reunião foi muito proveitosa. Discutimos o futuro do Hospital e a possibilidade de apoio em atendimento materno-infantil. A proximidade do Hospital Regional será fundamental para melhorar a qualidade e agilidade dos serviços para nossa população”, disse.
Além dos prefeitos mencionados, o encontro contou com a participação do vice-presidente eleito da AMCG e prefeito de Curiúva, Christiano Borges, e do prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, entre outros gestores da área de saúde. Detalhes adicionais sobre os próximos passos serão divulgados em breve pela Secretaria de Estado da Saúde