SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Política

Prefeitos da AMCG se reúnem com Alckmin para discutir impactos do tarifaço

Prefeitos da AMCG se reúnem em Brasília com Geraldo Alckmin para tratar dos impactos da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros.

Prefeitos da AMCG em reunião com Geraldo Alckmin em Brasília sobre tarifa dos EUA
Reprodução: Instagram/Dr. Reinaldo
Publicidade

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estará em Brasília nesta terça-feira (9) para uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro, marcado para as 16h, terá como pauta principal os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida que já vem afetando diretamente a economia e a população da região dos Campos Gerais.

A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, ressaltou a importância da mobilização.
“É uma oportunidade em que poderemos buscar soluções para estancar esse caos que municípios como Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Imbaú e tantos outros vêm enfrentando por conta do tarifaço, a exemplo da situação observada na empresa BrasPine, que possui muitos funcionários na região. Teremos uma ampla participação de prefeitos e prefeitas dos Campos Gerais. Vamos colocar em pauta, junto ao Governo Federal, os impactos que estão ocorrendo nas nossas cidades e, assim, tentar minimizar essa situação”, afirmou.

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, também reforçou os reflexos diretos.
“Será uma reunião importantíssima em Brasília, junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, onde vamos expor a realidade dos nossos municípios diante dessa tarifa. Colocaremos em pauta os números que refletem esse impacto, principalmente na área da madeira. Temos muitas pessoas perdendo emprego, municípios sofrendo com queda de arrecadação e diminuição da atividade econômica nos comércios das cidades. É nosso dever defender os interesses do nosso povo, da nossa região e também do setor produtivo do nosso país”, disse.

Mais notícias: Sorteio do Nota Paraná acontece amanhã com 43 mil prêmios

Diálogo com o Governo Federal

A prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, destacou a necessidade de apoio ao setor madeireiro.
“Esse encontro será fundamental para tratarmos do tarifaço e das políticas públicas necessárias diante da atual situação que o Brasil atravessa. Com diálogo e união, buscamos soluções que fortaleçam nossas cidades e garantam qualidade de vida para a nossa população. Precisamos de uma resposta do Governo Federal, algum apoio, complemento ou política específica para o setor madeireiro, que está sendo muito prejudicado pela situação em que o Brasil se encontra”, afirmou.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), reforçou o impacto econômico.“Essa mobilização regional é fundamental para que possamos apresentar de forma unificada os impactos das tarifas em nossos municípios. Em Ponta Grossa, acompanhamos de perto o efeito dessa política sobre empregos e sobre a economia local, e reforçamos a necessidade de medidas que preservem nossa indústria e nossa arrecadação. Diante disso, torna-se imperativo reforçar junto ao Governo Federal a necessidade de abertura de negociações”, destacou.

Impactos nos municípios

O prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt, citou prejuízos já sentidos. “Temos uma indústria madeireira na nossa cidade que trabalha diretamente com exportações, em grande parte para os EUA. É uma das empresas da região que já está sofrendo com os impactos do tarifaço. Nesta reunião, vamos levar os dados diretamente ao Governo Federal e tentar encontrar as melhores saídas”, disse.

O prefeito de Arapoti, Irani Barros, falou sobre a abrangência da pauta. “Trabalhar em equipe sempre faz a diferença, em especial nesta situação tão preocupante. Além da pauta da madeira, também vamos abordar a questão do mel, cuja produção é muito forte no nosso município. Uma grande parte da exportação é feita para os EUA, então essa questão do tarifaço é algo que também está preocupando os nossos apicultores”, afirmou.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, destacou a importância da mobilização regional. “É uma questão muito preocupante, em que os municípios precisam se mobilizar de forma conjunta. Algumas cidades podem ainda não estar sofrendo o impacto direto neste momento, mas é uma situação que pode se agravar para todos futuramente. É importante que todos os gestores corram atrás para buscar esse apoio do Governo Federal, a fim de reduzir os impactos”, disse.

O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, relatou os reflexos locais.
“Já sentimos reflexos diretos na economia, com empresas de grande porte realizando demissões, o que reduz a arrecadação e coloca em risco a manutenção de serviços públicos, afetando diretamente a vida das famílias. Se nenhuma medida for adotada, a tendência é que a situação se agrave no próximo ano. Vamos levar a realidade dos Campos Gerais, dialogar e cobrar soluções que garantam melhores condições para nossos municípios avançarem e continuarem cuidando bem da sua população”, destacou.

O prefeito de Ivaí, Orli de Cristo, reforçou o papel do Governo Federal.
“Será um momento muito importante de diálogo. As negociações com relação ao tarifaço cabem ao Governo Federal. Esperamos que essa reunião contribua para que sejam criadas estratégias reduzir o impacto no país e, consequentemente, na nossa região”, afirmou.

A presidente da AMCG, Dayane Sovinski, concluiu ressaltando o espírito de união.
“Mais uma vez mostramos que a união é nossa maior força. Estamos trabalhando juntos em defesa das nossas cidades, da nossa economia e da nossa gente”, finalizou.

Entre os gestores confirmados para a reunião em Brasília estão: Juca Sloboda (Jaguariaíva), Irani Barros (Arapoti), Gerson Nunes (Sengés), Henrique Carneiro (Piraí do Sul), Zélio Bittencourt (Ventania), Orli de Cristo (Ivaí), Altamir Sanson (Palmeira), Elisangela Pedroso (Carambeí), Dayane Sovinski (Imbaú), Mario Cezar (São João do Triunfo), Elizabeth Schmidt (Ponta Grossa) e Rita Araújo (Telêmaco Borba).

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →