Anvisa manda recolher remédio para hipertensão; saiba qual
Anvisa determina recolhimento do remédio Furosemida, usado para hipertensão. Veja o lote afetado e saiba como comunicar o problema.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do medicamento Furosemida, usado no tratamento de hipertensão, em todo o território nacional. A decisão foi tomada após a identificação de um material semelhante a cacos de vidro em uma das unidades do produto.
Lote afetado e validade
A medida é válida exclusivamente para o lote 2411191, com data de validade até 30 de novembro de 2026. A recomendação é que pacientes e profissionais da saúde verifiquem a embalagem antes do consumo.
Orientação para pacientes e profissionais
Quem identificar o medicamento pertencente ao lote citado deve comunicar o fato à Anvisa pelos Canais de Atendimento ou à Vigilância Sanitária (Visa) local. As informações sobre os contatos de cada cidade estão disponíveis no portal da Anvisa.
Pronunciamento da fabricante
A Hypofarma, responsável pela produção do medicamento, informou por meio de nota que suspendeu imediatamente o uso do lote até que as investigações sejam concluídas.
“Reforçamos que seguimos rigorosamente as melhores práticas de fabricação e controle, adotando elevados padrões de qualidade e segurança. Esses processos são constantemente revisados e aprimorados, com o compromisso de garantir a confiança e a tranquilidade de pacientes, profissionais de saúde e da sociedade”, diz o comunicado.
Importância da verificação
A recomendação das autoridades é para que pacientes mantenham atenção aos lotes dos medicamentos que utilizam e que busquem atendimento médico caso identifiquem alterações ou apresentem reações adversas.
Leia também: Falecimento de estudante de 14 anos comove Ponta Grossa























