Ponta Grossa

Apesar da frente fria, maio foi mais quente que a média histórica em Ponta Grossa, diz Simepar

Reprodução
De todos os meses de maio registrados pelo Simepar, o deste ano foi o mais caloroso. O motivo foi a presença de um bloqueio atmosférico

O último mês de maio foi o mais quente já registrado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). De acordo com o instituto, Ponta Grossa – juntamente com Curitiba, Londrina, Guarapuava, Maringá e Paranavaí – tiveram temperaturas acima da média histórica do mês.

Ou seja, de todos os meses de maio registrados pelo Simepar, o deste ano foi o mais caloroso. O motivo foi a presença de um bloqueio atmosférico, que manteve as temperaturas elevadas na maior parte do Estado, especialmente na primeira quinzena do mês. Este bloqueio também foi o responsável pelas inundações do Rio Grande do Sul, pois as precipitações não conseguiram avançar para os outros estados do sul.

Na maioria das regiões, os valores ficaram entre 2 e 4°C acima das temperaturas históricos. Apesar desta situação, também houve deslocamento de ondas de frio, inclusive com geadas no final do mês. A menor temperatura do Paraná até então ocorreu em General Carneiro, com 1,0°C no dia 29.

Com informações do Simepar

Anomalia (variação) de temperatura média (°C) – Maio/2024

 

Leia também: Câmara aprova projeto que autoriza anistia de multas para bares e restaurantes na pandemia

 


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone