SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Política

Audiência na Câmara de Ponta Grossa debate reestatização da Copel nesta quarta-feira

Audiência na Câmara de Ponta Grossa debate reestatização da Copel e inicia coleta de assinaturas no Paraná.

Audiência na Câmara de Ponta Grossa debate reestatização da Copel nesta quarta-feira
#image_title
Publicidade

A reestatização da Copel em Ponta Grossa será debatida em uma audiência pública na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18), às 18h30. O encontro marca o início de uma mobilização regional que busca envolver a população dos Campos Gerais em um movimento estadual pela retomada do controle da companhia de energia pelo Governo do Paraná.

Realizada na sede do Legislativo ponta-grossense, a audiência tem como objetivo apresentar a campanha “É Nossa Energia, Copel é dos Paranaenses!” e incentivar a participação popular na coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP).

A proposta pretende autorizar o Estado a recomprar ações da Copel e retomar o controle acionário da empresa. Para que o projeto possa ser protocolado, é necessário reunir cerca de 90 mil assinaturas em todo o Paraná — o equivalente a 1% do eleitorado estadual — distribuídas em pelo menos 50 municípios.

Em Ponta Grossa, a estratégia inclui ações diretas nas ruas, com coleta de assinaturas em pontos estratégicos da cidade, além de mobilizações promovidas por sindicatos, lideranças comunitárias e durante visitas de parlamentares à região.

O evento na Câmara contará com a presença do deputado estadual Requião Filho (PDT), pré-candidato ao governo do Estado, além de representantes locais que apoiam a iniciativa.

Segundo o vereador Guilherme Mazer (PT), a audiência pública é um passo inicial para ampliar o debate sobre os impactos da privatização da Copel. Entre os pontos levantados estão o aumento das tarifas de energia e os problemas no fornecimento, que têm gerado reclamações em diversas cidades paranaenses.

Outro aspecto destacado pelos organizadores é o destino dos lucros da companhia. A proposta de reestatização defende que os recursos voltem a ser utilizados em investimentos no próprio sistema elétrico e em melhorias no atendimento à população.

Com a realização da audiência na Câmara Municipal, Ponta Grossa se consolida como um dos primeiros centros de mobilização no interior do Paraná, impulsionando o debate sobre o futuro da energia no Estado.

Leia mais: Apesar da instabilidade e do preço alto, gasolina em Ponta Grossa tem maior queda no Paraná, aponta ANP

Nilson de Paula
Autoria
Nilson de Paula
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela mesma instituição e produtor cultural. Atua como pesquisador das rotinas e das produções jornalísticas, com foco em relações étnico-raciais, história e política, articulando comunicação, análise social e práticas culturais em sua trajetória profissional e acadêmica.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →