O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) promove nesta quarta-feira (25), às 18h30, uma audiência pública com foco na fibromialgia. O evento acontece na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em Ponta Grossa, e é aberto a toda a comunidade dos Campos Gerais.
A iniciativa tem como objetivo ouvir pacientes, discutir desafios enfrentados por quem convive com a doença e propor ações voltadas ao acolhimento e à formulação de políticas públicas específicas para essa parcela da população.
De acordo com o deputado, a proposta busca “fortalecer a luta de quem enfrenta diariamente os desafios impostos pela fibromialgia”, condição que se caracteriza por dores crônicas e generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e alterações emocionais.
Leia mais: Justiça concede liberdade provisória ao repórter “Sassá
“A realização dessa audiência pública é fundamental, porque a fibromialgia é uma condição que, muitas vezes, é invisível aos olhos, mas extremamente presente na vida de quem convive com ela. São pessoas que lidam diariamente com dor, limitações e, infelizmente, também com a falta de compreensão da sociedade”, afirmou Rangel.
O encontro vai reunir pacientes, profissionais da saúde, autoridades e representantes da sociedade civil. A proposta é discutir alternativas para melhorar a qualidade de vida dos portadores da síndrome e propor avanços nas políticas públicas e no reconhecimento dos seus direitos.
“Precisamos dar voz a essas pessoas, ouvir suas demandas e, principalmente, construir políticas públicas que garantam acolhimento, respeito e qualidade de vida para os pacientes de fibromialgia”, concluiu o deputado.
Comentar