Auxílio-transporte para estudantes em Castro é aprovado em regime de urgência
Conforme justificativa do projeto, o regime de urgência, busca regulamentar a concessão do auxílio aos estudantes que necessitem se deslocar para a cidade ou municípios vizinhos, como Ponta Grossa.

Na sessão ordinária realizada dirante a segunda-feira (13), os vereadores de Castro aprovaram em discussão e votação única, o Projeto de Lei nº 31/2026, que dispõe sobre a concessão de auxílio-transporte para estudantes de cursos técnicos e de ensino superior.
Conforme justificativa do projeto, o regime de urgência, busca regulamentar a concessão do auxílio aos estudantes que necessitem se deslocar para a cidade ou municípios vizinhos, como Ponta Grossa. A prefeitura esclarece que trata-se de uma iniciativa voltada para reduzir obstáculos que possam comprometer a frequência e o desempenho acadêmico, assegurando que os estudantes tenham condições de concluir seus estudos de forma regular e eficiente. Além de reduzir a evasão escolar, o benefício busca promover a inclusão social, oferecendo suporte direto a estudantes de famílias em situação de vulnerabilidade, que enfrentam desafios financeiros para custear deslocamentos necessários à sua formação educacional.
Antes da aprovação, o município definiu o valor do auxílio-transporte. O benefício será de R$ 500 por mês, conforme o Decreto nº 226/2026, publicado no Diário Oficial do Município. De acordo com o decreto, pode ser atendido até 150 estudantes, limite máximo de concessões estabelecido para este ano. A seleção dos beneficiários será realizada por meio de chamamento público, que ainda deverá ser divulgado pela Prefeitura.
Evasão Escolar
Já em segunda discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 43/2026, de autoria dos vereadores Pedro Jaremczuk, Kleber Roberto Sviercoski, João Paulo Machado e Renato Cordeiro, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Evasão Escolar. A iniciativa será realizada anualmente na primeira quinzena de maio e tem como foco a permanência de crianças e adolescentes na escola, por meio de ações de conscientização junto a educadores, famílias e alunos, além da promoção de ambiente escolar mais acolhedor e do acompanhamento de estudantes em risco de abandono.
Leia também: IAT emite licença para rotatória de acesso à Ambev em Carambeí























