Quando eleito deputado estadual em 2018, Emerson Bacil levou para a Assembleia Legislativa do Paraná seu conhecimento da realidade do pequeno agricultor. A fumicultura é um sistema produtivo organizado, servindo de referência para questões como renda estável, cultivo em pequena propriedade e uso da mão de obra familiar. Além da compra garantida, assistência técnica, acesso aos insumos e créditos para investimento.
[RELACIONADAS]
As regiões Sul, Centro-Sul e Campos Gerais possuem uma característica rural em comum: propriedades rurais de pequeno porte, na sua maioria. Áreas do tamanho de cinco campos de futebol (2 alqueires ou 5 hectares) perfazem o total de inúmeros lotes de terra para sustento familiar. São frações de terrenos de 10 alqueires repassados para imigrantes responsáveis pelo povoamento e depois repartidos entre os filhos e netos.
“A região Sul e os Campos Gerais preservaram mais, tem maiores quantitativos de áreas com mata e também são menos planos. Junto disso famílias decididas em ficar no meio rural e tirar da terra o sustento deles e dos seus filhos. Pais dividiram suas terras para dois ou mais filhos que na sequência também repartiram entre os seus. Por conta disso, são inúmeros terrenos de 2 alqueires ou pouco mais que isso”, explica Bacil.
“É esse pequeno agricultor que carece do apoio do Estado para constituir um montante produtivo, seja de frutas, hortaliças, peixe, mel, erva-mate ou outras culturas em pequenas áreas. Os pais e mães de famílias querem dar o sustento para seus filhos e são essas pessoas que eu defendo”, acrescenta. Para isso, sendo necessário dar opções de cultivo, com assistência técnica e mercado garantido para gerar renda em pequena propriedade.
“Meu trabalho é focado nesse povo, no pequeno, esquecido, que muitas vezes não consegue ligar luz elétrica pela burocracia. Talvez planta fumo simplesmente por não ter outra alternativa. Quero seguir com esse trabalho e fazer com que o Estado proporcione esses meios”, destaca Emerson Bacil. Em todo o seu trabalho de deputado, ele sempre focou a defesa desse setor e concorre novamente para seguir defendendo o setor.