Nesta terça-feira (03), a líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada Mabel Canto (PSDB), e a terceira vice-presidente, deputada Cristina Silvestri (PSDB), estiveram em Brasília, onde entregaram à procuradora especial da mulher do Senado Federal, senadora, Zenaide Maia (PSD), o documento assinado por todas as deputadas estaduais, que trata da minirreforma eleitoral e aponta os prejuízos que ela pode causar às candidaturas femininas.
Segundo o texto, a intenção é sensibilizar os senadores para que a proposta seja reformulada, pois, “a preocupação das deputadas é em relação ao risco que algumas mudanças podem trazer em relação a cotas, fundo eleitoral e outros direitos adquiridos ao longo do tempo pelas candidatas mulheres”.
Leia também: Vereadores de PG têm R$ 11,83 milhões para investir em prioridades
O ofício foi elaborado a partir de uma reunião promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e pelo Fórum Estadual de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos. Uma cópia do documento também foi entregue às senadoras Daniella Ribeiro (PSD) e Mara Gabrilli (PSD), e à Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.
Para a deputada Mabel Canto, as conquistas em prol das mulheres não podem retroceder. “Temos trabalhado pela ampliação do número de mulheres na política, mas, a reforma, se aprovada desta forma, trará graves prejuízos às candidaturas femininas. Enquanto bancada, estamos mobilizadas para lutar contra isso”, destacou a líder da Bancada Feminina da Assembleia.
Ainda em Brasília, as deputadas paranaenses representaram a Bancada Feminina da Alep na sessão especial de abertura do ‘Outubro Rosa’, realizada em conjunto entre a Câmara Federal e o Senado.