Edit Template
Paraná Policial

Bombeiros do Paraná são campeões de torneio nacional de salvamento veicular

Design sem nome 16 Boca no Trombone Design sem nome 16
Foto: CBMPR
Publicidade

Os bombeiros paranaenses campeões de salvamento veicular levaram o nome do Paraná ao topo nacional ao conquistarem o 1º lugar geral no 7º Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado de 23 a 25 de outubro, no Espírito Santo. A equipe vitoriosa representa o 4º Batalhão de Bombeiros Militares, sediado em Cascavel, e garantiu uma vaga para o Desafio Mundial de 2026, que acontecerá no Rio de Janeiro.

O torneio reuniu 24 equipes de 14 estados brasileiros, com mais de 200 competidores entre bombeiros militares, profissionais do Samu e representantes de concessionárias de rodovias. Além da equipe de Cascavel, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) também foi representado pelo 10º Batalhão, de Francisco Beltrão. Ambas chegaram à competição após vencer a etapa estadual, que define as equipes representantes de cada estado.

Confira matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A conquista paranaense foi completa: além do título geral, o grupo levou os troféus de Melhor Comandante, Melhor Equipe Técnica e Melhor Equipe Médica. O time campeão é formado pelo 1º tenente Risardi (comandante), 1º tenente Cícero, 1º sargento Baranowski, 2º sargento Franciney, 2º sargento Dos Santos, cabo Fernando e 3º sargento Melânia.

Segundo o major Tiago Zajac, presidente da Câmara Técnica de Salvamento Veicular do CBMPR, o resultado reflete o alto nível de preparo da corporação. “Essas competições são muito mais do que disputas. Elas fortalecem o treinamento, a padronização e o tempo de resposta em situações reais, salvando vidas nas estradas”, afirma.

O desafio tem como objetivo aprimorar técnicas de resgate de vítimas presas em ferragens, com simulações que envolvem colisões, capotamentos e outros cenários de acidentes. Cada equipe dispõe de 25 minutos para executar todas as etapas, do comando à estabilização dos veículos.

Com o título nacional e a vaga no Mundial, o CBMPR reafirma sua excelência em salvamento veicular e consolida o Paraná como referência nacional em preparo e resposta a emergências. “É uma vitória que representa todo o Corpo de Bombeiros do Paraná”, celebrou o tenente Risardi, emocionado com o resultado.

Publicidade

*Com informações da AEN

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.