Brasil Destaque


Brasil e Argentina planejam ter moeda única para comércio entre os dois países

As equipes econômicas de Brasil e Argentina anunciaram nesta segunda-feira (23) querem trabalhar em uma proposta de criação de uma moeda comum que possa ser usada apenas nos fluxos comerciais e financeiros.

O objetivo seria reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras, especialmente o dólar. O plano, no entanto, não é extinguir o real e o peso argentino, sendo a nova moeda apenas para negociações, como importação e exportação entre os dois países.

Em encontro com Alberto Fernandez, presidente argentino, Lula disse que isso será feito com muito debate e muitas reuniões. “Se dependesse se mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países, para não precisássemos ficar dependendo do dólar”, argumentou o presidente.

Segundo Lula, muitos países têm dificuldade de adquirir dólar, e isso impede que acordos aconteçam. “Deus queira que nossos ministros e presidente de bancos centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras”, completou o presidente.

A ideia, porém, não é nova. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro, juntamente com Paulo Guedes e o ex-presidente argentino Mauricio Macri, revelaram que também estudavam a proposta de moeda única para toda a América do Sul, começando com uma entre Brasil e Argentina. No entanto, com a eleição de Fernandez e a pandemia, os planos foram deixados de lado.

Com informações da Agência Brasil


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR