Brasil Destaque


Brasil e Argentina planejam ter moeda única para comércio entre os dois países

As equipes econômicas de Brasil e Argentina anunciaram nesta segunda-feira (23) querem trabalhar em uma proposta de criação de uma moeda comum que possa ser usada apenas nos fluxos comerciais e financeiros.

O objetivo seria reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras, especialmente o dólar. O plano, no entanto, não é extinguir o real e o peso argentino, sendo a nova moeda apenas para negociações, como importação e exportação entre os dois países.

Em encontro com Alberto Fernandez, presidente argentino, Lula disse que isso será feito com muito debate e muitas reuniões. “Se dependesse se mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países, para não precisássemos ficar dependendo do dólar”, argumentou o presidente.

Segundo Lula, muitos países têm dificuldade de adquirir dólar, e isso impede que acordos aconteçam. “Deus queira que nossos ministros e presidente de bancos centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras”, completou o presidente.

A ideia, porém, não é nova. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro, juntamente com Paulo Guedes e o ex-presidente argentino Mauricio Macri, revelaram que também estudavam a proposta de moeda única para toda a América do Sul, começando com uma entre Brasil e Argentina. No entanto, com a eleição de Fernandez e a pandemia, os planos foram deixados de lado.

Com informações da Agência Brasil


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone