O ministro Mauro Vieira afirmou que o governo americano concordou com um cronograma de negociações com o Brasil para tentar chegar a um acordo sobre o tarifaço nas próximas semanas.
As reuniões realizadas na Malásia não foram suficientes para suspender as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, apesar do pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Donald Trump.
Vieira explicou que a negociação foi conduzida na manhã desta segunda-feira (horário local), com representantes designados pelos dois governos. Segundo ele, Brasil e EUA concordaram em seguir um cronograma formal de encontros técnicos.
“Deveremos ter um acordo nas próximas semanas”, declarou o secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, que acompanhou a delegação brasileira.
Leia aqui: Semana começa com tempo instável em Ponta Grossa e região
Elias Rosa destacou ainda que “os aspectos políticos já não estão mais na mesa”, e que o diálogo agora trata exclusivamente de questões comerciais. O Brasil enviará uma equipe de alto nível a Washington, segundo o governo brasileiro.
Do lado brasileiro, participaram das conversas o ministro Mauro Vieira, o secretário-executivo Márcio Elias Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial da Presidência.
“Hoje fazemos a discussão de um acordo comercial, e não de outra natureza”, afirmou Elias Rosa.
Do lado americano, estiveram presentes o representante comercial Jamieson Greer e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A reunião ocorreu no hotel The Ritz-Carlton, onde está hospedada a delegação do ex-presidente Donald Trump. O grupo deixou o local por volta das 8h da manhã, no horário local.
Conheça o nosso canal no Youtube aqui.
Apesar do diálogo aberto, o ministro Mauro Vieira não anunciou a suspensão temporária das tarifas, como havia solicitado Lula. O próximo encontro entre as equipes deve ocorrer em Washington, e o governo brasileiro mantém expectativa de um acordo ainda nas próximas semanas.
*Texto escrito com informações de Info Money




Add Comment