Pais e responsáveis pelos alunos de até 10 anos (até o 5º ano do Ensino Fundamental) que desejam solicitar uma vaga nova na rede municipal de ensino ou transferir as crianças de CMEI ou Escola têm até o dia 1º de outubro para acessar o sistema online da Prefeitura de Ponta Grossa e fazer o cadastro de pré-matrícula.
Com base nestas solicitações, a Secretaria Municipal de Educação fará a programação do ano letivo de 2024. Em caso de perda do prazo ou de não comprovação das informações prestadas no pré-cadastro, será possível fazer nova solicitação somente a partir de 27 de dezembro.
Leia também: Secretária de Educação de Arapoti morre após grave acidente
O link de acesso está disponível no portal da Prefeitura de Ponta Grossa, pelo ícone Matrícula online, ou ainda pelo endereço web.pontagrossa.pr.gov.br/prematricula. É possível fazer todo o processo pelo celular ou computador.
Para completar a solicitação de vaga, o responsável pelo aluno deve ter um email e telefone, pelos quais irá futuramente receber o chamado do CMEI ou Escola. Já na página do cadastramento, é necessário ler todas as orientações e clicar no termo de compromisso para prosseguir.
Os pais deverão selecionar três opções de locais, por ordem de prioridade. É importante que o responsável se informe sobre o endereço de cada uma das opções e verifique se terá condições de levar os alunos até esta unidade – os endereços estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação.
De 30 de outubro a 7 de novembro acontecerá a 1ª chamada para as matrículas contempladas em 1ª opção.
“Os responsáveis devem fazer com calma a leitura das orientações contidas na página do cadastro e assinalar corretamente as informações, selecionando as três opções de CMEI ou Escola. Em caso de dificuldade ou dúvida, o responsável pode ir até uma escola ou CMEI, ou ainda até o Serviço Social Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Rua Valério Ronchi, 55), onde a pessoa poderá fazer o cadastro com apoio dos servidores da Secretaria Municipal de Educação”, informa a coordenadora da Central de Matrículas da SME, Iolanda de Jesus.
Atendimento para 2024
O município conta atualmente com 88 escolas e 68 CMEIs. Para o próximo ano estão previstos para entrar em funcionamento três novos CMEIs, na Vila Cristina/Hilgemberg, Santa Marta e Núcleo 31 de Março. Com a ampliação em andamento de outros cinco locais, a expectativa é da criação de aproximadamente 1.500 novas vagas na Educação Infantil para o ano letivo, reduzindo ainda mais a espera por uma vaga de creche.
Das 88 escolas, 70 delas atenderão em período integral e 21 terão turmas também em período parcial, em todas as regiões da cidade.
Em relação ao berçário, o cadastro poderá ser feito para crianças que completarem sete meses até o dia 31 de março do ano que vem. Serão 17 locais para este atendimento, um dos que estão em crescimento na cidade.
Para a Educação Infantil, 11 escolas atenderão turmas de 04 e 05 anos em período parcial. Já os CMEIs, atenderão todos apenas em período integral.