Os vereadores de Piraí do Sul aprovaram na segunda feira (28), a criação do Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR), anteprojeto de lei nº 037/2023 do Poder Executivo que foi apresentado à Câmara Municipal.
O grande objetivo da administração, de acordo com a justificativa apresentada, é utilizar a ferramenta para captar recursos do governo federal e estadual e gerar mais receitas para desenvolver projetos que impulsionem o turismo na cidade.
O projeto que estará ligado à Secretaria de Esportes e Turismo e ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), pretende gerar melhores condições não apenas aos turistas, mas também aos munícipes, promovendo a inclusão social, gerando oportunidades e impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda, meio esse que virá através das áreas de hotelaria/hospedagem, alimentação, transporte, operação, agenciamento de passeios, realização de eventos e opções de lazer e entretenimento.
De acordo com o poder executivo, a criação do (FUMTUR), prevê investimentos de R$ 296 mil até 2025 na área de turismo, com recursos do próprio município.
Na visão do Executivo, estes investimentos vão possibilitar o planejamento estratégico das atividades turísticas locais, gerando maiores oportunidades de negócio, opções de lazer e o fomento da economia piraiense, principalmente pelo turismo religioso, que atualmente transformou o município em um ponto turístico na região e no país.
Leia também: Quinta-feira será ensolarada em Ponta Grossa e região