Depois de um recesso de quase dois meses, a Câmara Municipal de Ponta Grossa retorna às atividades, nesta quarta-feira (15).
A volta dos vereadores trás uma nova ocupação nos cargos da Mesa Executiva da Casa, embora os nomes sejam os mesmos que estiveram ocupando as cadeiras no último biênio. A modificação ficou apenas nos tópicos cargos.
O atual presidente, Felipe Chociai (PV), que era vice-presidente, assume a Presidência; Daniel Mila (PSD), ex-presidente, passa a ser vice nesse ano legislativo. O doutro Zeca (União Brasil), ex-terceiro secretário, sob um posto, enquanto o Pastor Ezequiel (Avante), que era o terceiro, salta para segundo secretário. Já o doutor Erik (PSDB), ex-primeiro secretário, passa a ser o terceiro.
Mudanças
As mudanças também ocorreram no setor administrativo. Felipe Chociai chamou para o Departamento Legislativo, o ex-vereador Pietro Arnaud, que participou das eleições municipais de 2020 como vice na chapa de Mabel Canto, passando a ser o seu assessor, função que não mais exerce.
Para o departamento de Relações Institucionais, o atual presidente nomeou o tenente-coronel da Polícia Militar Edmauro Assunção.
Também ocorreu alteração no Departamento de Impressa, com a direção de Edson Gil.
Discussões
Entre os projetos que transitam pelas comissões permanentes da Casa de Leis está o que muda radicalmente as regras para a licitação de concessão do transporte coletivo urbano.
A matéria foi apresentada pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) em outubro do ano passado. Tendo percorrido várias comissões, ficou parada na Comissão de Constituição de Redação e Justiça, que estava sob a presidência do vereador Pastor Ezequiel.
Ezequiel diz que o projeto não ficou, na realidade, emperrado. Segundo ele, o amplo número de emendas dos vereadores impediram uma análise mais rápida, já que todas as emendas apresentadas, também, são objetos de estudos.
Comissões
Nesta quarta-feira, deve ocorrer outras mudanças. Dessa feita, na composição das comissões permanentes do legislativo.