Caminhada cultural celebra raízes da comunidade alemã em Ponta Grossa
Visita guiada em Ponta Grossa destaca herança alemã na formação da cidade. Evento celebra 27 anos da Associação Germânica dos Campos Gerais.

A influência da imigração alemã na formação da sociedade princesina será tema de uma visita guiada especial próximo sábado, 2 de agosto, em Ponta Grossa. O evento, intitulado “Visita à Ponta Grossa Germânica”, terá início às 14h, com saída da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.
A iniciativa é promovida pela Associação Germânica dos Campos Gerais, em parceria com o Centro Cultural Professor Faris Michaele, e faz parte das comemorações pelos 27 anos da entidade.
Segundo o presidente da associação, Carlos Mendes Fontes Neto, o principal objetivo da atividade é evidenciar o protagonismo dos imigrantes alemães na formação socioeconômica da cidade e nos traços urbanos ainda visíveis em Ponta Grossa.
“Queremos proporcionar uma experiência presencial com a própria história da cidade, revelando marcas como as antigas cervejarias, a Villa Hilda, casas comerciais e residências de personagens históricos como Leonilda Hilgenberg Justus”, explica Carlos.
A caminhada terá cerca de duas horas de duração, com vagas limitadas a 15 participantes por edição, e será gratuita, mediante inscrição prévia. O trajeto inclui aspectos arquitetônicos, personagens históricos e transformações urbanas vividas pelo município ao longo de mais de dois séculos.
A visita é aberta ao público em geral, não sendo restrita a descendentes de imigrantes alemães. A expectativa da organização é de atrair pessoas interessadas em história local e, caso haja grande procura, novas edições poderão ser organizadas.
Carlos destaca que a Associação Germânica tem como principal conquista o resgate da autoestima dos descendentes de alemães em Ponta Grossa.
“Por muito tempo, acreditava-se que não havia uma imigração alemã significativa aqui, e isso fez com que muitos quase sentissem vergonha de suas origens. Nosso trabalho é mostrar o contrário, evidenciar essa presença na gastronomia, na economia, nos costumes, na cultura e na história”, afirma.
Para ele, o evento também é uma forma de reafirmar a importância de preservar a identidade cultural da cidade.
“Identidade é o bem maior de um povo. A cidade perdeu muito disso nas últimas décadas, e iniciativas como essa ajudam a resgatar esse valor para que as pessoas possam se reconhecer em suas origens”, conclui.
Para efetuar as inscrições e maiores detalhes sobre o evento é preciso entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
LEIA TAMBÉM: Depois do Depois, por Renata Regis Florisbelo























