SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Caminhada Penitencial reúne 7 mil fiéis em Ponta Grossa

A procissão contou também com a presença do bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, que acompanhou os fiéis neste dia central do Tríduo Pascal

Caminhada Penitencial reúne 7 mil fiéis em Ponta Grossa
Divulgação/Diocese de Ponta Grossa
Publicidade

Em silêncio, em oração e em intenção, cerca de 7 mil pessoas participaram, na manhã desta Sexta-feira Santa (3 de abril), da maior edição da Caminhada Penitencial já realizada na cidade.

O percurso de aproximadamente 10 quilômetros, entre o Mosteiro dos Arautos do Evangelho e a Capela Santa Bárbara, transformou-se em uma experiência coletiva de fé, mas também profundamente pessoal. Cada passo trazia uma intenção, cada rosto carregava uma história.

Entre os participantes, Jheniffer Bernardi, integrante dos Servos da Eucaristia e dos Arautos do Evangelho, percorreu o trajeto descalça como expressão concreta de sua devoção. “É por uma questão de saúde, pela minha família e também por penitência. O que Jesus passou não se compara a caminhar 10 quilômetros descalço”, relatou. Para ela, a caminhada é um encontro que começa antes mesmo do trajeto: “A gente acorda cedo, às vezes pensa em desistir. Mas quando chega, vê que vale a pena. O meu propósito é gratidão, alegria e felicidade por Deus me dar saúde para viver esse momento.”

A procissão contou também com a presença do bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, que acompanhou os fiéis neste dia central do Tríduo Pascal. Em sua mensagem, destacou o sentido espiritual da Sexta-feira Santa: “Hoje é um dia de silêncio. A Igreja nos convida a silenciar, a rezar, a viver a penitência. É assim que queremos passar este dia.”
Inserida no caminho do centenário da Diocese de Ponta Grossa, a Caminhada Penitencial reafirma a força de uma Igreja que se coloca em saída, que caminha junto e que encontra, no gesto simples de andar, uma forma concreta de viver a fé.

Agradecimentos

A organização da Caminhada Penitencial agradeceu ao Corpo de Bombeiros, à Secretaria de Cultura e à Secretaria de Trânsito de Ponta Grossa pelo apoio. Também expressou gratidão às empresas e transportadoras que contribuíram para a logística do evento, além dos proprietários da Fazenda Santa Bárbara, da Royal Fit e da SENEPAR.

O reconhecimento se estendeu ao bispo diocesano, às paróquias envolvidas e à Capela São Paulo Apóstolo dos Arautos do Evangelho. Por fim, a organização agradeceu a todos os peregrinos das demais paróquias e aos voluntários que colaboraram para tornar possível este momento de profunda fé e comunhão. (Com assessoria)

Leia também  MEC anuncia plataformas com cursos de idiomas gratuitos e acesso a livros digitais; saiba mais

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →