A Prefeitura de Ponta Grossa está lançando um novo projeto de economia criativa. O SouPG tem como objetivo fomentar o setor de souvenirs como produto associado ao turismo, através do apoio aos produtores e criadores residentes em Ponta Grossa, na confecção de produtos inovadores e que representem a cidade. A ideia é buscar novas oportunidades de negócios para produtores locais.
“É mais uma importante iniciativa realizada pelo município. Com o apoio de diversos parceiros, temos o objetivo promover a cultura e o turismo local e garantir novas oportunidades para os empreendedores”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
O programa se destina para os profissionais criativos com CPF ou formalizados como Micro e Pequenas Empresas, artesãos, designers, artistas, ilustradores, fotógrafos, ceramistas, publicitários, arquitetos, etc; produtores de objetos, alimentos e bebidas de forma artesanal/manual ou semi-industriais e que possuam capacidade de produção e comercialização de souvenirs, profissionais autônomos e pequenos empreendimentos que tem como diferencial o uso da criatividade nos produtos.
Os produtores locais terão muitos benefícios ao se inscreverem no SouPG. Entre eles, estão a possibilidade de ampliar seus produtos, ter maior qualificação para atender o mercado do turismo, formas parcerias e redes de contato com outros produtores, divulgação da sua marca, entre outros. Os parceiros institucionais também entram nessa ação com uma maior aproximação do cidadão empreendedor e ajudando na geração de negócios, promovendo a cultura e o turismo local. Os pontos de venda se beneficiam ampliando o tipo de produto comercializado e ajudando a chegar nos turistas que vêm até a cidade.