SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Política

Campanha Março Laranja debate violência contra a mulher na Câmara de Ponta Grossa

Campanha Março Laranja promove debate sobre violência contra a mulher na Câmara de Ponta Grossa e reforça ações de conscientização no município.

Campanha Março Laranja debate violência contra a mulher na Câmara de Ponta Grossa
Foto: Luísa de Andrade
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa recebeu, na tarde desta segunda-feira (09), uma ação da campanha Março Laranja, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. O encontro reuniu trabalhadoras, representantes de sindicatos, autoridades e membros da sociedade civil para discutir formas de identificar sinais de violência, orientar vítimas e fortalecer a rede de apoio no município.

Últimas de Ponta Grossa e região

A iniciativa foi organizada pelo vereador Professor Careca junto da SIEMACO Ponta Grossa, em parceria com o Instituto de Saúde do Trabalhador, o Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDINAPI) e outras entidades. O objetivo foi ampliar o debate público sobre um problema que segue preocupando autoridades e organizações sociais.

A atividade contou com a presença da delegada chefe da Delegacia da Mulher de Ponta Grossa, Cláudia Krüger, além da equipe da Polícia Civil do Paraná. Durante a palestra, foram abordados diferentes tipos de violência doméstica e familiar, formas de reconhecer sinais de abuso e os caminhos para buscar ajuda.

Segundo a delegada, o enfrentamento da violência exige envolvimento coletivo.

“Todo o contato com a comunidade para que nós possamos discutir a questão de violência familiar e doméstica é de suma importância. Porque para o enfrentamento desse tipo de violência, há que se ter uma mobilização de toda a sociedade”, afirmou.

Ela também destacou que fatores culturais e sociais contribuem para a persistência da violência contra mulheres.

“Nós temos questões de alcoolismo, as próprias questões culturais que trazem uma sociedade muitas vezes com viés machista, uma sociedade sexista. Então nós precisamos mudar pensamentos, mudar essa cultura desse machismo que enxerga a mulher como posse, como propriedade”, completou.

CAMPANHA MARÇO LARANJA VIROU LEI MUNICIPAL

A campanha Março Laranja nasceu a partir de uma iniciativa do SIEMACO e foi levada ao Legislativo Municipal, onde recebeu apoio do vereador Professor Careca. A proposta resultou na Lei Municipal nº 12.027, sancionada em 17 de dezembro de 2014, que instituiu oficialmente o mês de março como período permanente de conscientização e combate à violência contra a mulher em Ponta Grossa.

Durante o evento, a presidente do SIEMACO Ponta Grossa, Maria Donizete Teixeira Alves, destacou a importância do apoio do Legislativo para fortalecer a campanha.

“Viemos à Câmara porque sempre tivemos apoio, especialmente do vereador Professor Careca, que abraçou o projeto do Março Laranja e o transformou em lei municipal. Hoje temos respaldo da Câmara e também da Prefeitura nas nossas campanhas”, afirmou.

O vereador Professor Careca, que apoiou a iniciativa, também ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso à informação.

“Eu quero agradecer ao SIEMACO por esse projeto que foi nos colocado aqui na Casa de Leis. É um projeto muito importante, todo mundo fala sobre a violência que a mulher está sofrendo, hoje aumentou bastante. Esse projeto veio crescendo principalmente levando informações para as mulheres saberem os seus direitos. Nós somos contra qualquer tipo de violência contra a mulher”, afirmou.

A ação também contou com a presença de vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Julio Küller, e o vice-presidente Dr. Erick Camargo, além de representantes de entidades parceiras da campanha.

DADOS MOSTRAM AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES EM PG

Além das ações de conscientização, os dados reforçam a urgência do debate. Informações da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres apontam que Ponta Grossa registra números expressivos de violência contra mulheres.

Entre 2018 e 2022, o número de ocorrências passou de 4.524 para 7.393 casos, representando um aumento de 63,4%. Ao todo, foram 32.917 registros de violência contra mulheres no município durante o período.

O cenário também preocupa em nível nacional. Levantamento do Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem) aponta que o Brasil registrou 2.978 casos de feminicídios consumados e tentados no primeiro semestre de 2025, sendo 950 mortes e 2.028 tentativas.

A pesquisa também mostra que a maior incidência de vítimas ocorre entre mulheres de 25 a 34 anos, faixa etária que concentra 32,9% dos casos, evidenciando que mulheres jovens estão entre as principais vítimas da violência.

CONSCIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO AO LONGO DE MARÇO

Além da palestra realizada na Câmara Municipal, a campanha Março Laranja prevê uma série de ações durante todo o mês em Ponta Grossa. As atividades incluem mobilizações, orientações e divulgação de informações sobre os canais de denúncia e atendimento às vítimas.

De acordo com os organizadores, a iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às mulheres e incentivar a sociedade a reconhecer sinais de violência e agir diante dessas situações.

Veja mais

Câmara de aprova projeto que proíbe castração de animais sem anestesia

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →