Ponta Grossa será palco de um evento de grande porte, o Campeonato Brasileiro de Motocross, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril. O secretário de Esportes de Ponta Grossa, Ede Pimentel, e Roger Pilus, promotor e comissionário da Confederação Brasileira de Motocross (CBM), estiveram nos estúdios do portal BnT para falar sobre o evento.
Roger Pilus destacou que o Campeonato é considerado o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Campeonato Mundial e do Norte Americano. Pilotos de todo o Brasil, incluindo regiões como o Nordeste e o Norte, além de competidores de 19 países, estarão presentes. A expectativa é que aproximadamente 500 pilotos participem da etapa inaugural, tornando o evento um grande atrativo para a cidade, além de movimentar a economia local.
Ede Pimentel ressaltou o impacto positivo do evento, que não só atrai pilotos de diversos estados brasileiros e internacionais, mas também gera um grande retorno econômico, com uma previsão de movimentação de R$ 8 milhões no comércio, turismo e rede hoteleira. “A última etapa do Campeonato Brasileiro foi realizada em Ponta Grossa, mas agora estamos recebendo a primeira etapa, o que torna a competição ainda mais importante”, afirmou. Ele também destacou o legado deixado pela pista de motocross, que foi considerada a melhor do Brasil no ano passado. “Esta pista, construída pela prefeitura, é nossa e será usada para competições futuras e como referência para o esporte”, completou.
Conforme Roger, a pista, localizada nos fundos do Centro Agropecuário de Ponta Grossa, foi classificada como uma das cinco melhores do mundo por um piloto francês, o que reforça ainda mais sua qualidade. Ele também mencionou que a pista é homologada pela Confederação Brasileira de Motocross e pela Federação Internacional de Motocross, tornando-a apta para sediar campeonatos internacionais.
Equipes
O evento contará com a presença de equipes estruturadas, incluindo grandes fabricantes de motos como a KTM, que participa pela primeira vez com uma equipe de fábrica no Campeonato Brasileiro. Roger comentou que o motocross no Brasil tem uma estrutura hoje maior do que a da Stock Car, destacando o alto nível de profissionalismo na competição.
Além dos pilotos profissionais, o secretário falou sobre o apoio aos atletas locais. “Temos algumas promessas da cidade que representam Ponta Grossa em competições nacionais e internacionais, e estamos muito felizes com seu crescimento. Temos pilotos que são beneficiados com bolsas para desenvolverem suas carreiras”, comenta.
Leia mais: Identificado homem encontrado morto na Estrada do Alagados; será sepultado amanhã
A população poderá prestigiar o evento gratuitamente, bastando doar 2 kg de alimento ou uma caixa de bombom, com o objetivo de contribuir para projetos sociais, como a Páscoa Solidária promovida pela Secretaria da Família. O evento já foi um grande sucesso em 2024, com 40.000 pessoas e 11 toneladas de alimentos arrecadados, e a expectativa para este ano é de 50.000 visitantes e até 20 toneladas de alimentos doados.
Em relação à logística, o secretário de esportes garantiu que a organização está preparando toda a estrutura necessária para a segurança do público, com apoio da polícia militar, guarda municipal e segurança privada. Para facilitar a alimentação do grande público, serão montadas duas praças gastronômicas no local.
O evento será realizado no Parque Agropecuário de Ponta Grossa, ao lado do Centro de Eventos, e é uma excelente oportunidade para a cidade brilhar no cenário nacional e internacional do motocross. A competição irá seguir para outras cidades do Brasil, como Canelinha, Cuiabá, Palmas, Pernambuco, Brumadinho, Rio Claro, Goiás e finaliza em São Paulo.