O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais promete colocar a região no mapa da gastronomia nacional, oferecendo uma experiência multicultural. De 11 de outubro a 16 de novembro, moradores e turistas poderão saborear pratos que vão do Pierogi polonês ao tradicional Eisbein alemão, sem sair do Paraná.
A diversidade da culinária local é resultado das influências de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos e holandeses. Além disso, a região também valoriza sabores brasileiros, como feijoada, alcatra no espeto e paçoca de carne.
Porto Amazonas, por exemplo, destaca-se como um dos maiores produtores de maçãs do Paraná, inserindo a cidade no Roteiro das Frutas do Brasil. Já Witmarsum, colônia alemã em Palmeira, é conhecida por seus pratos típicos como o Eisbein e o Marreco.
Segundo Mirna Medeiros, professora da UEPG, a gastronomia dos Campos Gerais reflete sua rica história e produção local. “O festival permite aos empreendedores expressarem suas origens e enaltecerem os sabores da região”, explica.
Karen Kobilarz, gerente da AdeTur, reforça o propósito do Circuito Gastronômico. “Queremos proporcionar aos turistas uma experiência completa, unindo atrativos turísticos e a excelente gastronomia regional.”
O evento, que tem apoio do Sebrae/PR e Fecomércio, também oferece prêmios para os participantes. As inscrições vão até 7 de outubro, e podem ser feitas neste LINK mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento www.gastronomiadoscamposgerais.com.br.
Com diversas opções de lazer, Ponta Grossa consolida-se como um destino que une natureza, cultura e gastronomia, com atrações como o Buraco do Padre e o Parque Vila Velha.
Leia também: Advogado alega que morte de rapaz em Castro foi legítima defesa