Com patrocínio exclusivo da Copel, programa de bolsa-auxílio do Governo do Paraná está em sua 12ª edição e é um agente motivador para o esporte paranaense e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos do Estado.
A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Esporte e Recreação Orientada (SERO), informa que sete atletas da canoagem do município foram contemplados no programa Geração Olímpica 2023, que destina bolsa-auxílio a atletas que se destacam no cenário estadual.
Leia também: Tibagiano acerta as 30 questões da prova teórica do Detran
Foram contemplados os atletas tibagianos que fazem parte da Associação Semeando Sonhos: Ana Ellys Costa De Oliveira, Jhonas Costa Pedroso, Maria Eduarda Costa De Paula, Vinicius Costa De Paula, Yuri Lopes Penteado Gomes, Allan Kauã Da Silva Ferreira e Luiz Antonio Pereira Machado. Além deles, o atleta Fabio Scchena Dias Rodrigues, que mora e treina em Tibagi, também foi comtemplado, mas representa outra associação.
O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, somadas as 12 edições.
Além desse programa de bolsa-auxílio do Governo do Estado, Tibagi também possui o programa Diamante da Casa, que além da canoagem fornece esse tipo de bolsa para diversos atletas de destaque no município com 74 contemplados.