Uma das principais rotas turísticas dos Campos Gerais, a cidade de Carambeí lançou, na última sexta-feira (28), um Plano Municipal de Turismo para aprimorar o setor e definir diretrizes para a área nos próximos anos.
O plano foi feito de modo participativo, sendo desenvolvido pelo órgão público, entidades ligadas ao turismo e por representantes da população. Em conversa com o portal BNT, a prefeita Elisangela Pedroso explica como foi o processo de produção. “A Prefeitura contratou pelo Sebrae, o qual realizou inúmeras visitas in loco nas propriedades turísticas rurais e urbanas, nos comércios e em pontos turísticos da cidade. O trabalho envolveu toda a comunidade para entender qual seria o nosso grande potencial e os anseios da população na área”.
Pedroso avalia que o plano traz um norte para o turismo da cidade. “Em 29 anos de história, Carambeí nunca teve um plano assim. Agora, nós reativamos o Conselho de Turismo e hoje nós temos esse plano, que vai dar um norte de como trabalhar a questão do turismo nos próximos anos. São diretrizes baseadas naquilo que foi levantado pela população”, aponta.
O lançamento do Plano Municipal de Turismo de Carambeí reúne empresários, o Conselho Municipal de Turismo reaberto na atual gestão, o SEBRAE, a Secretaria de Turismo de Carambeí (Setur), a Adetur e os Poderes Legislativo e Executivo.
Leia também: Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios do Brasil