Destaque Ponta Grossa

Casa do Artesão celebra o Carnaval com respeito à mulher e homenagem a Corina Portugal

Divulgação
O destaque da decoração são os manequins feitos de papelão sustentável, representando mulheres de diversos tamanhos, com roupas, joias e máscaras de palha

Em meio à preparação para o Carnaval, a Casa do Artesão em Ponta Grossa se destaca ao promover não apenas a festividade, mas também a conscientização e respeito à mulher. Sob o tema “Em paz e na folia”, a instituição busca destacar o direito constitucional da mulher de ir e vir sem sofrer assédio ou violência.

A iniciativa, encabeçada por Maria Georgina Santos Ávila, artesã e artista plástica da Casa do Artesão, busca não apenas a celebração carnavalesca, mas também destaca a importância da segurança e liberdade para as mulheres. Georgina comenta: “Temos o direito de sair a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer roupa e nos divertir sem sermos assediadas ou violentadas”.

Leia também: Homenageando Léo Pasetti, Ases da Vila é a campeã do Carnaval de Ponta Grossa 2024

A “Sala Raiz”, dedicada ao artesanato do Projeto Raiz – a Palha de Milho, será o epicentro da celebração, ornada com elementos confeccionados por artesãs locais, incluindo joias e máscaras de palha em tonalidades de lilás e laranja. A cor lilás, que simboliza a luta feminista, está relacionada à história do movimento sufragista, enquanto a cor laranja, complementar ao lilás no círculo cromático, ressalta a combinação harmônica com a palha.

O destaque da decoração são os manequins feitos de papelão sustentável, representando mulheres de diversos tamanhos, com roupas, joias e máscaras de palha, todos em tonalidades de lilás e púrpura, além do laranja. Essa abordagem visa desconstruir estereótipos de beleza, mostrando a diversidade e a aceitação do corpo feminino em suas diferentes formas.

Maria Georgina ressalta a colaboração essencial para o projeto, contando com o apoio do setor de Artes Visuais da artista, Rosangela Milleo, da Professora de Artes da Proex/UEPG, Rute Yumi. Além das colaboradoras Vanderli, Marlucy e Ester da Casa do Artesão e também do apoio da Maria Luiza, presidente da instituição. “A união de esforços enriquece a proposta, proporcionando uma visão mais abrangente e profunda sobre a mensagem que queremos transmitir”, afirma Georgina.

A exposição na “Sala Raiz” estará aberta ao público gratuitamente a partir de sexta-feira, 02 de fevereiro, até o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. A Casa do Artesão, situada na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa, funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3229-1923.

O projeto na Casa do Artesão vai além do Carnaval, abordando o respeito à mulher, a produção cultural local, o empreendedorismo e a economia criativa, indo até o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O Carnaval na Casa do Artesão não apenas celebra a alegria da festividade, mas destaca-se como um espaço de conscientização e respeito, honrando a história das mulheres locais e reafirmando o direito fundamental de desfrutar da folia com segurança e liberdade.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone