Ponta Grossa

Caso CPS: Tribunal de Contas analisa representação de Joce Canto

joce3 Boca no Trombone joce3
Entre as irregularidades verificadas, o TCE-PR destacou a ausência de recolhimento de tributos e contribuições previdenciárias

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendou à Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que implemente a cobrança do tributo de Contribuição de Melhoria sempre que obras públicas realizadas pelo município valorizarem imóveis particulares. A recomendação exige a criação de leis específicas para cada caso, seguindo as normas gerais tributárias.

A decisão foi tomada durante o julgamento de uma Representação apresentada pela vereadora Jocemeuri Cora Canto, que apontou irregularidades identificadas por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relacionada à Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) no período de 2018 a 2021. Entre as falhas destacadas estão a ausência de recolhimento de tributos e contribuições previdenciárias, bem como a cobrança de Contribuição de Melhoria sem base em legislação específica.

O relator do processo, conselheiro Durval Amaral, enfatizou que o município não pode se basear apenas no Código Tributário Municipal (CTM) para regular a Contribuição de Melhoria, mas deve editar uma lei específica para cada obra que gere valorização imobiliária. Ele citou como exemplo o caso da Avenida Anita Garibaldi, onde a Lei Municipal nº 14.971/24 foi editada para permitir a cobrança do tributo relativo à valorização de imóveis na área.

Amaral também destacou que, apesar da administração da CPS ter começado a regularizar os débitos tributários apenas em 2017, a inadimplência acumulada desde 2013 demonstra falhas no cumprimento do dever legal de recolher tributos e contribuições previdenciárias. Apesar disso, o relator ponderou que não houve reconhecimento de dano ao erário, em conformidade com a jurisprudência do TCE-PR.

A decisão, aprovada por unanimidade pelos conselheiros na Sessão de Plenário Virtual nº 19/24, foi concluída em 10 de outubro. O Tribunal determinou o envio de cópias do processo ao Ministério Público Estadual para ciência e reforçou que a prefeitura deve observar as exigências legais para regularizar os procedimentos de cobrança. O Acórdão nº 3320/24 – Tribunal Pleno foi disponibilizado no Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC) em 23 de outubro. A decisão ainda está sujeita a recurso.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)