Cidades

Castro celebra Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais

wp-content/uploads/articles/200188406e1505b144de62ea59f20312.JPG

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, realizou na sexta-feira (18) a 13ª Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro, comemorado no dia 20 de novembro.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Epaminondas Xanda Nocera com a presença das comunidades quilombolas de Mamans, Limitão, Serra do Apon e Tronco, apresentações culturais de escolas municipais e particular, exposição de produtos e artesanato das comunidades quilombolas, trancistas, além de trabalhos artísticos produzidos por alunos das escolas municipais.

Realizada oficialmente desde 2008, a Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro visa conscientizar por meio da cultura, o debate sobre os povos afrodescendentes e principalmente os povos quilombolas, sensibilizando a sociedade e o governo para políticas públicas que valorizem suas expressões culturais.

 [RELACIONADAS]

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes, Rosmeri Gebeluka, destacou o evento. 

“É uma oportunidade para o debate com a participação da sociedade”, disse.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, disse que a data é importante para a reflexão sobre as questões raciais. “As discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país são imprescindíveis. O mês de novembro é marcado pelas comemorações do Dia da Consciência Negra em todo o país, para falar também sobre os avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira. Estamos felizes em mais uma vez, comemorar esse dia”, ressaltou.

Representando o prefeito Alvaro Telles, o secretário de Governo, Cledson da Silva, destacou que os negros são a história do país e também de Castro.

 “A conscientização da importância do negro na sociedade e na história é o reconhecimento do valor, da cultura e da luta deles contra o preconceito e o racismo”, disse.

O evento contou ainda com a presença do vereador Mauricio Kusdra, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Liliane Cardoso e Silva, da vice-presidente da Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, Dienefer Cardoso Carneiro, presidente do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, José Luiz Teixeira, além de secretários municipais. 

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16)