A cidade de Castro realiza, nesta sexta-feira (6), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, promovida pela recém-criada Secretaria Municipal da Mulher e Inclusão. O evento acontece na Câmara Municipal, a partir das 8 horas, com expectativa de reunir cerca de 350 participantes, que ainda podem se inscrever até momentos antes da abertura.
Durante a conferência, serão discutidos temas fundamentais para as mulheres, como trabalho, saúde, território, combate à violência e inclusão social. A programação inclui palestras pela manhã e rodas de conversa à tarde, além da definição de propostas que serão levadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional.
Esse é o momento onde as mulheres podem apresentar suas demandas, propor melhorias e ajudar a construir as diretrizes das políticas públicas que serão aplicadas no município, explicou a secretária municipal da Mulher e Inclusão, Bianca Regina Rodrigues da Silva Mariano.
Segundo Bianca, uma das novidades deste ano é justamente a criação da secretaria, que vai permitir ações mais específicas e estruturadas, especialmente no enfrentamento à violência e na inclusão das mulheres no mercado de trabalho. A secretária também destacou a necessidade de ampliar ações de empreendedorismo feminino, além de fortalecer parcerias com o Poder Judiciário e as forças de segurança, buscando implementar iniciativas como a Defensoria da Mulher e o Juizado Especial da Mulher em Castro.
Ainda temos muitos desafios, especialmente no acesso das mulheres ao mercado de trabalho e na qualificação profissional. É fundamental que elas se tornem protagonistas de sua própria história, não só para seu desenvolvimento pessoal, mas também como uma estratégia de enfrentamento à violência, completou. O evento é aberto a todas as mulheres interessadas em participar da construção de uma cidade mais justa, inclusiva e com igualdade de direitos.
Leia mais: Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 45 milhões nesta quinta-feira