Nesta quarta-feira (18), o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro realizou o Workshop #1 – Onde Estamos, encontro que marcou o início de uma nova fase no desenvolvimento do ecossistema de inovação do município. O evento aconteceu no Centro Cultural Castrolanda e foi promovido em parceria com o Sebrae e o programa Ecossistemas de Inovação, como parte do programa nacional de aceleração do Sebrae, do qual Castro é um dos dez fóruns selecionados em todo o país.
O principal objetivo da iniciativa é fortalecer políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação, transformando as vocações locais em soluções empreendedoras com impacto regional. A programação inclui uma série de mentorias e oficinas que seguem até setembro e culminam na apresentação de um projeto estratégico para o território.
O encontro contou com a presença de novos membros do Fórum, representantes de instituições locais, além de autoridades municipais, como secretários, o vice-prefeito e o prefeito de Castro.
Durante o workshop, foram realizadas dinâmicas de integração entre os participantes, com foco em reconectar os atores do ecossistema, além de alinhamento da agenda de encontros e eventos futuros. Também foram conduzidas atividades de:
Mapeamento histórico do ecossistema; Mapeamento de recursos, atores e atividades já existentes no município; Preenchimento da Trilha Empreendedora, identificando os recursos e mecanismos disponíveis em cada estágio do desenvolvimento de ideias e negócios inovadores.
A iniciativa reforça a mobilização colaborativa que tem se consolidado no município por meio do Fórum, reunindo poder público, setor privado, instituições de ensino, cooperativas e a sociedade civil para impulsionar a inovação e o empreendedorismo local de forma estruturada e contínua.
Leia também: Jaguariaíva abre cadastro para novo Programa de Pesca Esportiva Infantil