Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro Castro irá receber a primeira edição do PCPR na Comunidade, evento realizado pela Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Prefeitura do município, para levar serviços de polícia judiciária onde a população mais necessita. O evento tem como objetivos identificar possíveis vítimas de crimes subnotificados, proporcionar mais segurança aos moradores e aproximar a PCPR da população, além de atividades específicas.
Para alinhar a parceria, os delegados da Delegacia de Polícia Civil de Castro Renata de Souza Batista e Marcondes Alves Ribeiro e a responsável pela organização do projeto, Janine Lacerda do Prado, estiveram na Prefeitura na sexta-feira (22). O encontro contou com a presença do secretário municipal de Governo, Álvaro Telles Filho, secretário de Segurança Pública, Antonio Sergio de Oliveira e coordenadoras técnicas da Secretaria Municipal de Educação, Nilza de Oliveira Gomes Zappe e Sueli Aparecida de Souza.
Durante a reunião ficou definido que o município irá ceder o local e estrutura para realização do evento, e também irá agregar serviços, a serem definidos conforme demanda e disponibilidade das secretarias municipais. Equipes da Prefeitura também irão dar apoio para o levantamento do local onde o evento ocorrerá, considerando a presença de moradores mais vulneráveis.
Alguns dos serviços que devem ser prestados durante o PCPR na Comunidade são a emissão de RGs, sob agendamento prévio, registro de boletim de ocorrência, orientações sobre serviços prestados, atividades lúdicas com as crianças, palestras educativas e de conscientização, capacitação para professores e profissionais da área, apresentação de unidades, serviços e dos cães da Polícia Civil do Estado, e, exposição de materiais.
Leia também: VCG entra na onda e lança paródia com ônibus elétrico nas redes sociais