Moradores do Campo Belo, na região de Uvaranas, enviaram denúncias ao portal BNT após dificuldades em solicitar recolhimento de um cavalo ferido que circulava pela região neste domingo (03).
Segundo o relatado, o animal estava andando pelo local durante a tarde de hoje. Ele estava com um ferimento grande e profundo na região da cabeça, além de apresentar sangramentos. O dono do animal não foi identificado.
Diante da situação, os populares tentaram acionar as autoridades competentes para o recolhimento do animal ferido. No entanto, o Centro de Referências para Animais de Risco (CRAR) de Ponta Grossa não funciona aos finais de semana, deixando uma lacuna no atendimento destes casos nos sábados e domingos. O portal BNT solicitou informações com a Prefeitura para questionar sobre a situação, mas não obteve retorno.
Também foi entrado em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que comunicou que o órgão é responsável por atuar contra o tutor responsável pelos maus-tratos, e não pelo recolhimento do cavalo em si.
A reportagem também conseguiu acionar uma equipe do CRAR, que comunicou que iria até o local. Contudo, segundo os moradores, algumas pessoas que passavam pela região recolheram o animal por conta e o levaram para atendimento.
A população pode acionar o CRAR por meio do telefone (42) 3220-1000 no ramal 4072, em caso de animais soltos, abandonados ou em situação de maus-tratos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08h às 15h30.
A Guarda Civil de Ponta Grossa também recebe denúncias de maus tratos e pode ser acionada através do telefone 153 ou pelo WhatsApp (42) 99155-1024.
O Código Municipal de Proteção aos Animais prevê que qualquer situação de abandono ou maus tratos de animal é crime. Abandoná-los em vias públicas é configurado crime ambiental pela Lei 9605/98, o que dá uma detenção de 3 meses a 1 ano, mais multa.
Leia também: Quem fiscaliza os cavalos abandonados em Ponta Grossa?
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade