O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (16) deixou cinco pessoas mortas e 11 desaparecidas no Estado. De acordo com a Defesa Civil do RS, há 39 cidades atingidas com as fortes chuvas e ventos, deixando 2.330 desabrigados e 282 desalojados.
As vítimas fatais são de cidade de São Leopoldo (dois óbitos), Novo Hamburgo, Gravataí e Maquiné, cidade mais atingida pelos temporais. Uma das mortes em São Leopoldo foi de um homem de 23 anos que sofreu uma descarga elétrica. A outra vítima estava desaparecida, sendo o corpo encontrado em óbito.
Em Maquiné, a vítima é um homem de 69 anos, em Novo Hamburgo, um homem de 60 anos e em Gravataí, um homem de 29 anos que morreu, possivelmente, por afogamento.
O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou o repasse de R$ 1,1 milhão para cinco municípios atingidos pelas chuvas. Por meio de sua conta no Twitter, o governador informou o repasse e explicou que o recurso é resíduo do montante que foi destinado para outra emergência climática que aconteceu em março no Estado. Leite aproveitou para alertar sobre a previsão de mais chuvas ao longo do dia e assegurar que o governo está totalmente mobilizado para atender a situação.
O presidente Lula telefonou para Leite e ofereceu ajuda no resgate e amparo as vítimas e desabrigados, bem como na reconstrução das cidades mais destruídas com a água.
Com informações da Agência Estadual RS
Leia também: Homem em atividade suspeita desacata policiais, é contido e preso em PG