Através da Secretaria de Estado de Educação, o Governo do Paraná homologou o resultado da Consulta Pública sobre a expansão do ensino cívico-militar. Realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a consulta abrangeu cerca de 80 mil alunos em 127 colégios paranaenses, incluindo nove em Ponta Grossa.
O edital nº 114/2023, distribuído aos Núcleos Regionais de Educação e a ser divulgado em 8 de dezembro, estabelece a expansão do modelo cívico-militar para mais 83 colégios no estado.
Leia também: Polícia Militar age rápido e impede tragédia em passarela no centro de Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, cinco dos nove colégios consultados adotarão o modelo a partir de 1º de janeiro de 2024, integrando o Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná. São eles: Colégio Estadual Professor Becker e Silva, Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, Colégio Estadual Prof. Edison Pietrobelli, Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ribas e Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória.
Quatro escolas optaram por manter o método tradicional: Colégio Estadual Ana Divanir Boratto, Colégio Estadual Presidente Kennedy, Colégio Estadual Professora Linda Bacila Salamuni e Colegio Estadual Santa Maria.
A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, falou com o portal Boca no Trombone e afirmou que a participação da comunidade escolar para decidir a adesão ao modelo de ensino foi primordial para o processo evolutivo dos colégios.
“É com grande satisfação que compartilho os resultados positivos da recente Consulta Pública à Comunidade Escolar, realizada nos dias 28 e 29 de novembro de 2023. Neste período, as comunidades escolares tiveram a oportunidade de se manifestar sobre a adesão ao Programa Colégios Cívico-Militares do Paraná.
Fico feliz em dizer que, após uma avaliação cuidadosa, cinco das onze instituições de ensino consultadas em nossa região decidiram aderir ao programa a partir de 1.º de janeiro de 2024. Esse engajamento ativo por parte da comunidade é crucial para moldar o futuro de nossas instituições escolares.
Expresso meu agradecimento a todos os envolvidos por contribuírem para esse processo democrático e participativo. Juntos, construímos um caminho que visa fortalecer ainda mais a educação em nossa região.”
Além de Ponta Grossa, outras cidades paranaenses terão mudanças no ensino, como Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Umuarama. Apenas Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá novas escolas adotando o modelo cívico-militar. O secretário de Educação, Roni Miranda Vieira, assinou o documento que formaliza as alterações.