O cinema brasileiro teve uma noite de sábado (24) histórica, no 78º Festival de Cannes, na França. O longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou os prêmios de melhor direção e melhor ator, reforçando o prestígio internacional da produção nacional.
A obra, que teve sua estreia mundial em Cannes no dia 18 de maio, foi ovacionada por mais de 10 minutos, em uma das recepções mais calorosas do festival deste ano. Embora fosse cotado como favorito à Palma de Ouro, o filme brasileiro foi superado na categoria principal por “Um Simples Acidente”, do cineasta iraniano Jafar Panahi.
Mesmo assim, a consagração de Mendonça Filho e Moura foi celebrada como um marco. Kleber Mendonça Filho já havia sido reconhecido em edições anteriores do festival, com os aclamados Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos também selecionados para a Palma de Ouro.
Em 2019, Bacurau recebeu o Prêmio do Júri, dividindo o posto com Les Misérables, de Ladj Ly. Em 2016, durante a apresentação de Aquarius, a equipe do filme realizou um protesto político contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, levando à Croisette os cartazes que denunciavam o que consideravam um “golpe de Estado”.
LEIA TAMBÉM: Mulher reage a agressões e fere companheiro com canivete no interior do Paraná