O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza o V Fórum dos Direitos da Mulher Ponta Grossa no dia 8 de maio, reunindo poder público, entidades e sociedade civil para debater políticas públicas, enfrentamento à violência e a criação de uma secretaria municipal específica.
Últimas de Ponta Grossa e região
O evento acontece das 8h30 às 17h, no Sindicato dos Servidores Municipais, e integra a mobilização do Conselho para fortalecer as ações voltadas às mulheres no município. A programação inclui palestras, debates e a eleição da nova composição da sociedade civil dentro do colegiado. Ouvintes podem se inscrever até a data de hoje (16), por meio do link do formulário, clicando aqui.
Durante entrevista ao BNT News, a presidente do Conselho, Andrea Marques Ribeiro, destacou a importância do Fórum como espaço de construção coletiva.
“O fórum é um espaço para debater, apontar caminhos e também eleger a nova composição do Conselho dentro da sociedade civil”, afirmou a presidente.
CONSELHO ATUA ENTRE COMBATE E PROMOÇÃO DE DIREITOS
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher atua em duas frentes principais: o enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção dos direitos.
Segundo a presidente, o trabalho envolve tanto o poder público quanto entidades da sociedade civil organizada, incluindo áreas como assistência social, saúde, educação e segurança. Atualmente, o Conselho conta com 44 conselheiras, entre titulares e suplentes, e tem atuado na cobrança por políticas públicas mais efetivas desde sua reativação, em 2019.
FÓRUM TERÁ PALESTRAS E ELEIÇÃO DE NOVA COMPOSIÇÃO
O Fórum dos Direitos da Mulher Ponta Grossa também será responsável por eleger os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho nos próximos anos.
A programação prevê a participação da ministra Márcia Lopes, que abordará políticas nacionais voltadas às mulheres, além de palestra da professora Silvana Monteiro, pesquisadora na área de feminicídio. As inscrições para entidades seguem abertas até o dia 27 de abril.
CRIAÇÃO DE SECRETARIA É UMA DAS PRINCIPAIS PAUTAS
Um dos pontos centrais do debate será a necessidade da criação de uma Secretaria Municipal da Mulher em Ponta Grossa.
De acordo com Andrea, a ausência de uma estrutura específica e de orçamento próprio dificulta o avanço das políticas públicas no município. “Sem uma secretaria, sem um orçamento, o Conselho fica um pouco vazio”, destacou.
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE É INCENTIVADA
O Conselho reforça o convite para que a população participe do Fórum dos Direitos da Mulher Ponta Grossa e das discussões sobre políticas públicas.
“Eu sempre começo do princípio, que nós vivemos nos espaços violentos, as pessoas julgam, as pessoas criticam, as pessoas apontam, mas poucas pessoas têm propósito e fazem a crítica construtiva da ação. Se nós temos uma cidade tão violenta para se morar, as mulheres, os colegiados, as universidades, as escolas, professores que estão à frente de toda uma sociedade, precisam estar inseridas dentro desse processo, desse debate, e olhar a cidade a partir do espaço da mulher”
Mais da metade da população do município é composta por mulheres, o que reforça a necessidade de ampliar o debate e a construção de soluções coletivas.
Confira a entrevista na íntegra:
Veja mais
Ponta Grossa é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora