O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza às eleitoras e aos eleitores modelo de “colinha” para o primeiro turno das Eleições 2024. A arte traz o logotipo da Campanha Eleições no Caminho da Paz, que busca contribuir para um pleito seguro, igualitário, inclusivo e livre de desinformação e de discurso de ódio.
A Justiça Eleitoral esclarece que usar a “colinha” reduz o tempo para o exercício do voto, diminuindo filas e melhorando o fluxo de pessoas nos locais de votação.
Ordem de votação para as Eleições 2024
No dia 6 de outubro, a eleitora ou o eleitor votará, primeiramente, para o cargo de vereadora ou vereador e, em seguida, para o cargo de prefeita ou prefeito.
O número dos candidatos ao cargo de vereador possui cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Assim, se a pessoa quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”.
Já o número dos candidatos ao cargo de prefeito é composto por dois dígitos, coincidindo com o número do partido pelo qual concorrem.
Em ambos os casos, se a eleitora ou o eleitor errar na digitação do número, basta apertar a tecla “corrige” para reiniciar o voto. Depois de digitar o número da candidata ou do candidato e de conferir se está correto, é necessário clicar na tecla “confirma” para que o voto seja registrado. Depois do segundo voto, aparecerá na tela da urna a palavra “fim”.
Simulador de Votação
Está disponível, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um simulador de votação para que eleitoras e eleitores possam treinar o passo a passo do voto. A ferramenta, criada em 2014, pode ser acessada por qualquer pessoa que esteja em local com conexão à internet.
As pessoas interessadas em treinar o voto para as eleições de outubro deste ano podem acessar aba específica, tanto para a simulação do primeiro quanto do eventual segundo turno.
A página conta com explicações em áudio, texto e libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para fins didáticos.
Comentar