O cenário eleitoral de Ponta Grossa será uma espécie de revanche dentro da disputa pela Prefeitura em 2024. A deputada Mabel Canto, sob a égide do pai, Jocelito Canto, deve fazer novamente frente a possível candidatura da prefeita Elizabeth Schimdt. Ao contrário do que muitos apostam, Elizabeth tem lastro político suficiente para disputar as eleições de outubro. O apoio dos irmãos Oliveira é importante, o que seria revertido apenas em caso de risco extremo, o que também seria possível, vejamos:
Uma polarização com Mabel é um elemento negativo para Elizabeth, como em qualquer eleição, como se viu na disputa das eleições presidenciais entre Lula e Bolsonaro, porém, decidir uma eleição no primeiro turno poderia ser um evento extraordinário e talvez distante.
Contudo, a provável participação do deputado Aliel Machado como candidato seria uma forma de forçar o segundo turno, sendo um risco mais eminente para Mabel, e, por consequência mais benéfico para a atual chefe do executivo num primeiro turno.
Nesta esteira, o risco para Elizabeth, que tem força junto ao governo do estado, e, Aliel que poderia ter os eventuais votos migrados de Mabel e o apoio do governo federal, seria, segundo analistas, no segundo turno.
Neste raciocínio, o caminho de Elizabeth é tortuoso, mesmo com uma futura possibilidade de reeleição, seriam dois fortes eventuais candidatos que podem fazer desta uma das mais disputadas eleições municipais, claro, com esse fictício cenário eleitoral.
Leia também: Deputado paranaense tem residência invadida por ladrões na madrugada
1 Comentário